Cartório Eleitoral abre prazo para registro de candidaturas em Canas

Cidade entra em clima de campanha para escolha do substituto de Naldinho

Da redação

Lorena

O clima de campanha eleitoral volta a Canas, cerca de um ano antes da eleição oficial de 2016. Candidatos a cumprir um pouco mais de uma ano de mandato e que cumpram as exigências da Justiça Eleitoral tem até o dia 9 de outubro para registrar suas candidaturas.

A resolução, aprovada na última terça-feira (15), define a data da eleição para prefeito e vice-prefeito, que será realizada na cidade no dia 8 de novembro. Atualmente, o município é comandado pelo ex-presidente da Câmara, Lucemir do Amaral (PSDB).

Em janeiro de 2014, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Rinaldo Benedito Thimóteo Zanin (PDT), o Naldinho, e de seu vice Redmilson Artur Quintas (PT), eleitos em 2012, por abuso de poder econômico e político, o que impede que eles disputem o pleito por oito anos.

De acordo com o atual chefe do Executivo, que assumiu o cargo em definitivo há um ano, a eleição já era esperada. “A primeira decisão, de primeira instância, o juiz de Lorena determinou que eu assumisse a Prefeitura de Canas até a realização de novas eleições. Então, a todo o momento eu sabia que teria eleições, só que eu não saberia se era direta ou indireta. E, agora o Tribunal Regional Eleitoral decidiu que será direta”.

A resolução prevê um calendário eleitoral reduzido, sendo que entre os dias 1 e 8 de outubro, poderão ser realizadas as convenções e o registro dos candidatos na 68ª Zona Eleitoral de Lorena.

A propaganda eleitoral está permitida de 9 de outubro a 5 de novembro. No rádio e na televisão, o período da propaganda gratuita será de 22 de outubro a 5 de novembro. Só estarão aptos a votar os eleitores inscritos no município até 10 de junho.

Lucemir do Amaral, que é um dos pré-candidatos à eleição, afirmou que já tem ideia de quem sejam os adversários. “Eu tenho noções, mas como não é oficial e nenhum partido fez a sua convenção, até porque não estamos ainda no período das convenções, conforme determinação do TRE, por enquanto, são suposições, nada de oficial”.

O TRE, não informou ainda a data da posse do prefeito eleito.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?