Vereador volta atrás após sugerir CEI para investigar CAB em Guaratinguetá

Diretora da Companhia se reúne ‘as portas fechadas’ com parlamentares para prestar esclarecimentos

Carlos Pimentel – Guaratinguetá

 

Depois de sugerir a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar a CAB (Companhia de Águas do Brasil), empresa terceirizada responsável pelo tratamento de esgoto na cidade, durante a sessão do último dia 13, o presidente da Câmara de Guaratinguetá, Marcelo Meirelles (PSDB), recuou da proposta nesta semana.

O parlamentar fez a explanação após o vereador Marcus Soliva (PSL), sugerir a abertura de uma CEI para apurar as obras de pavimentação do bairro Jardim Esperança. Além dele, outros parlamentares como Padre Reginaldo (PR) e João Pita (PSB) também o apoiaram.

“A empresa está em Guaratinguetá desde 2008, arrecadando 80% do valor da água e não tratou nada de esgoto até o momento. A Câmara deve ir a fundo e fiscalizar essa situação, pois desde que a CAB assumiu os trabalhos na cidade o percentual de esgoto tratado continua o mesmo”, comentou o parlamentar durante a sessão.

Mas, esta semana, o presidente da Casa mudou o discurso e afirmou que a Câmara vai proceder de forma semelhante ao que foi feito para analisar as obras do bairro Santa Luzia e Jardim Esperança, ouvindo os lados envolvidos e, somente se houver alguma indicação de contrato irregular, a CEI será aberta.

“No calor da discussão eu ventilei a possível abertura de uma CEI, mas primeiro vamos ouvir todos os lados para analisar a situação. Nós ouvimos a diretora da CAB, vamos ouvir a Arsaeg (Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços de Água, Esgotos e Resíduos de Guaratinguetá) e a Saeg (Serviço de Água e Esgoto de Guaratinguetá). Queremos saber por que o esgoto ainda não foi tratado”, justificou Meirelles.

Após convocação da Câmara, a diretora geral da CAB, Sueli Oliveira, esteve na Casa na última terça-feira, e se reuniu, a portas fechadas, com os vereadores. A diretora não deu entrevista à imprensa no término da reunião, mas o vereador Marcus Soliva contou o que foi abordado no encontro.

Segundo Soliva, Sueli informou que desde 2008 a empresa investe no tratamento de esgoto da cidade, porém a gestão passada não cumpriu com o compromisso de terminar a fase 1 da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Pedregulho. Com isso, a CAB executou a fase 2 da estação, mas não foi o suficiente para aumentar o volume de esgoto tratado. “Segundo nos foi relatado, a CAB investiu R$ 30 milhões desde 2008 na infraestrutura do tratamento do esgoto e está refazendo um aditivo em uma renegociação com a Saeg nesta gestão, que fez algumas exigências e inclusive pediu a diminuição do prazo para 100% do esgoto para 2020, e não mais 2024 que era o prazo limite”, contou. A CAB vai executar a fase 1 da ETE, e a Saeg deve arcar com a negociação.

O aditamento do contrato foi assinado e encaminhado para a Saeg, e tem que ter a aceitação da Prefeitura e Arsaeg.

O vereador explicou que a fase final da ETE do Pedregulho deve ser entregue em 4 ou 5 meses. A obra vai elevar a capacidade de tratamento de esgoto em 50%. “Já está em negociação pela Saeg também a desapropriação de uma área no Jardim do Vale para a construção de uma nova ETE em 2016, para elevar ainda mais o tratamento de esgoto. Em resumo, foi falado que a CAB está investindo para aumentar a porcentagem deste serviço. A empresa também deverá passar o cronograma das obras a serem realizadas até 2020 em conjunto com a Saeg para chegarmos aos 100% de esgoto tratado em Guaratinguetá”, finalizou Soliva.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?