Tribunal de Contas autoriza subvenção para escolas de samba em Guará

Medida sinaliza liberação de repasse, mas desfile competitivo em 2017 continua descartado pela Oesg

Escolas de samba de Guará, que voltaram a ter desfiles atingidos por falta de repasses; valor liberado deve ser direcionado para 2018 (Foto: Arquivo Atos)
Escolas de samba de Guará, que voltaram a ter desfiles atingidos por falta de repasses; valor liberado deve ser direcionado para 2018 (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Tribunal de Contas autorizou a subvenção do repasse de verba para as escolas de samba de Guaratinguetá para o carnaval de 2017. A verba é um complemento financeiro no orçamento da montagem estrutural das agremiações e representa cerca de um quarto dos gastos totais das escolas. O investimento deve ser usado apenas para a preparação do Carnaval em 2018.

O desfile competitivo entre as escolas segue descartado para o próximo ano, já que não existe tempo hábil para a realização da disputa. Com a autorização do repasse, a Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá) acredita que as agremiações vão se reestruturar para uma futura disputa.

“A liberação da subvenção será muito importante para a consolidação do Carnaval 2018 e os subsequentes. Para 2017, em virtude do tempo, não existe a possibilidade de ocorrer o desfile competitivo entre as escolas. A questão agora não é financeira, mas o curto prazo”, contou Tiago Domingos, diretor de comunicação social da Oesg. “As escolas farão um trabalho de reestruturação para 2018, em parceria com a nova administração municipal, visando a sustentabilidade da festa”.

De acordo com o diretor, não existe um valor fixado para o repasse e, como ele estava vetado pelo TC, nada foi conversado a respeito disso. Domingos explicou o motivo do imbróglio. “A liberação se deve a revogação de parecer do Tribunal de Contas, na gestão do então prefeito Júnior Filippo, no que se refere à destinação de recursos financeiros ás entidades sócio-culturais e assistencialistas”.

Procurados pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura de Guaratinguetá e a secretaria de Turismo se resumiram a direcionar a responsabilidade quanto à direcionamento da verba e organização. “O desfile de escolas de samba deve partir da Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá). Com relação à liberação de subsídio para tanto, deverá partir da próxima administração municipal”.

Domingos garantiu que a Oesg tem procurado outras formas legais de repasse financeiro para os próximos carnavais. Entre elas, a contratação artística e leis de incentivo cultural, através de parcerias público-privadas. “A subvenção é uma outra opção de recurso. Será apresentado em breve o planejamento estratégico para o Carnaval 2018 e o Plano Plurianual 2020, numa parceria entre Oesg e a nova gestão da Prefeitura”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?