Soliva e Thales seguem Estado e também recomendam volta de máscaras

Além Guará e Cruzeiro, outras prefeituras projetam novos cuidados após aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas

Prefeito de Guará, Marcus Soliva, segue preocupado com aumento de casos da Covid-19 na região (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RMVale

Após a recomendação por parte do Comitê Científico, que assessora o governo de São Paulo, sobre a volta do uso de máscaras em locais fechados para os municípios paulistas, a região já registra debates e decisões sobre o tema. Em Guaratinguetá, o prefeito Marcus Soliva (PSC) também publicou que a cidade passa a ter uso recomendado, enquanto Pinda tem pedidos por parte da população para maior atenção. O objetivo é conter o aumento dos casos de Covid-19.

O avanço dos números de contágio e de internações de Covid-19 tem preocupado as cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Até esta sexta-feira (3), são mais de dez mil casos ativos no Vale do Paraíba. Os dados foram publicados pelo jornal Ovale em ação conjunta entre Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da USP (Universidade de São Paulo) na plataforma SP Covid-19 Info Tracker.

Boa parte das prefeituras tem lançado boletins diários e os dados do Estado apontam para a preocupante taxa de reprodução do novo coronavírus, que segue em crescimento. A taxa, que chegou a atingir 0,39 em março, bateu 1,26 (disseminação do vírus) na última quinta-feira (2), aumentando o receio por uma quarta onda da Covid-19.

Ainda de acordo com o levantamento, maio terminou com 31% de aumento na quantidade de novos casos confirmado, com alta de 66% no total de internações, na comparação com abril.

A recomendação do Estado, divulgada após reunião do comitê realizada no último dia 31, com a participação do médico e secretário estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, reduziu o sentimento de maior abertura para eventos e atividades cotidians nos municípios.

Centro comercial em Guaratinguetá; cidade decide por recomendar o uso de máscara em lugares fechados (Foto: Arquivo Atos)

Cidades – Em Guaratinguetá, como meio de frear o crescimento de casos de Covid-19, a secretaria de Saúde voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção, nesta semana. A ação deve ser atendida em escolas municipais e prédios públicos.

A medida foi tomada após a cidade registrar nova alta em casos de coronavírus. De 20 a 27 de maio, foram 169 novas contaminações por Covid-19, além de dois óbitos registrados (uma mulher de 89 anos e um homem de 44). Diante do cenário, a administração pública optou por retomar o uso.

Apesar da elevação dos casos, Guará possui mais de cem mil moradores imunizados com a primeira dose da Covid-19; 88,4 mil com a segunda dose do imunizante. Por outro lado, a abrangência da dose de reforço é baixa, estando atualmente em 55,9 mil pessoas.

O uso obrigatório de máscaras em ambientes fechado deixou de ser uma exigência ainda em março deste ano, após decreto do então governador João Doria (PSDB).
“Tivemos bons índices de vacinação em Guaratinguetá, mas nem momento (quarta dose) a procura é baixa. Precisamos do apoio da população para estarmos seguros”, destacou o prefeito durante participação no programa Atos no Rádio.

Cruzeiro – A cidade do prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) tambem publicou recomendação para o retorno do uso de máscaras, seguindo as orientações do Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do Governo de São Paulo. A secretaria da Saúde destacou a necessidade para ambientes fechados, incluindo escolas e repartições públicas.

Além das máscaras, a pasta destacou orientações como: preferência por locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados, limpar as mãos com frequência, usar sabão e água ou álcool em gel, cobrir o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar e procurar atendimento em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar.

Roseira – Assim como Guará, Roseira decidiu recomendar o uso de máscaras em locais fechados, unidades escolares e repartições públicas. A decisão foi anunciada na última quinta-feira (2), por meio das redes sociais do Município. A Prefeitura solicitou ainda que a população esteja em dia com o calendário de imunização contra a doença.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?