Soliva retoma licitação no transporte público de Guará após polêmicas

Prefeitura prepara alterações e correções no edital; processo deve durar até três meses

Ônibus de linha do TUG, que passa por licitação; Prefeitura retoma processo após questionamentos (Foto: Leandro Oliveira)
Ônibus de linha do TUG, que passa por licitação; Prefeitura retoma processo após questionamentos (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A novela pela licitação do transporte público de Guaratinguetá ganhou um novo capítulo. Depois de ser derrubado em 2016, graças a um pedido de impugnação do edital encaminhado pela comissão de Transporte Público e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, o processo licitatório foi novamente reaberto.

Quem reabriu a licitação foi o ex-prefeito Francisco Carlos (PSDB), no último dia 31. Com a reabertura, cabe à nova gestão municipal realizar as alterações e correções no documento, já que o edital foi alvo de duras críticas ao longo do último ano.

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB), foi procurado para responder sobre a reabertura, mas com reuniões pré-agendadas, não pôde comentar o caso.

A Prefeitura encaminhou uma nota de esclarecimento em que destaca que fará alterações no processo de licitação do transporte coletivo. “…Atualmente, está projetado na licitação que a empresa que oferecer o maior valor de compra da concessão vence o processo licitatório, independente do preço do bilhete. Porém, isso será alterado, pois o objetivo será privilegiar o melhor preço da passagem”, informou o documento.

O Executivo confirmou que o bilhete único será mantido. O processo licitatório vai passar por uma revisão e o valor da passagem, R$ 3,20, será mantido até o desfecho desse trâmite. A Prefeitura trabalha com a previsão de definições da licitação para os próximos três meses.

Correções – Os tópicos que serão corrigidos são referentes à somatória da pontuação para eleger a nova detentora do transporte, já que no documento apresentado, o valor da outorga é crucial para determinar a empresa vencedora. Outras alterações serão feitas para continuar dando prioridade a passageiros portadores de necessidades especiais, e seguir permitindo acesso dos usuários ao sistema de integração, no Centro da cidade. A obrigatoriedade da continuidade desses serviços não foi estipulada no documento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?