Sindicato e Prefeitura chegam a acordo por reajuste de servidores em Guará
Aumento salarial é definido em 3%; Sisemug pedia 4% e Executivo tentou reajustar em 2%
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Após uma série de discussões sobre os reajustes salariais e dos benefícios dos servidores municipais de Guaratinguetá, o sindicato da categoria, e a Prefeitura chegaram em um acordo. Entre a proposta do Executivo e o pedido dos trabalhadores, ficou acertado que o reajuste salarial para esse ano será de 3%.
O Sisemug levou ao Executivo as reivindicações dos servidores municipais, em audiência realizada no fim de março. A Prefeitura respondeu as solicitações e os trabalhadores fizeram uma nova assembleia, no último dia 11. No início da discussão, a proposta do Executivo era para um reajuste de 2%. Os trabalhadores pediram 4% e o acordo foi fechado em 3%.
Outra proposta debatida foi o aumento do cartão alimentação e a diminuição do percentual de desconto na folha salarial. Os servidores pediam R$ 400 de vale refeição, mas a decisão foi por R$ 300. “A Prefeitura alegou não poder dar um aumento maior”, explicou o Sisemug.
Em contrapartida, o percentual de desconto do cartão alimentação foi reduzido. Quem pagava 10% de desconto, não pagará nada. Quem tinha descontado 40%, terá 20%. Do mesmo modo quem tinha desconto de 50%, terá de 30%, de acordo com o sindicato.
A discussão por outros itens avançaram. A regulamentação do pagamento do Descanso Semanal Remunerado foi debatida. A licença maternidade passará de quatro para seis meses, a partir de janeiro do ano que vem. Também haverá abono de seis faltas ao ano para a servidora municipal que tem filho com deficiência.
No ano passado, Sindicato e Executivo discutiram o plano de cargos e salários. Após essa discussão, ficou acordado que as partes se reuniriam novamente para confeccionar o plano de carreira. Tanto a Prefeitura como o Sisemug confirmam que ainda neste ano, esse plano será elaborado. Os demais itens do acordo em vigência foram mantidos.