Região registra aumento de 240% na geração de empregos em fevereiro

Pinda lidera contratações no segundo mês do ano, seguida de Guará; Lorena encabeça ranking bimestral

Trabalhadores da construção civil; setor ajuda a alavancar índice de contratação na região em fevereiro (Foto: Arquivo Atos)
Trabalhadores da construção civil; setor ajuda a alavancar índice de contratação na região em fevereiro (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Regional

Um levantamento divulgado na última semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelou que o Vale do Paraíba registrou um saldo positivo de 262 vagas de emprego, em fevereiro. Liderando a geração de empregos na região, Pindamonhangaba contabilizou um saldo favorável de 383 postos de trabalho.

Revelados no último dia 23, os dados do Ministério do Trabalho apontaram que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba teve no segundo mês do ano um saldo favorável de 240% superior ao do mesmo período do ano passado, quando o índice foi de 77 vagas.

Com 1.110 admissões e 727 demissões, Pinda conseguiu a liderança do “ranking do emprego” na região, graças aos setores de Indústria de Transformação e de Serviços. Enquanto o primeiro obteve o saldo positivo de 308, o segundo foi de 154 postos de trabalho.

As estatísticas revelaram ainda que no primeiro bimestre de 2018, o saldo da geração de empregos no município foi de 642.

Na vice-liderança, aparece Guaratinguetá com 898 contrações e 664 desligamentos, resultando num saldo favorável de 234 postos de trabalho. As áreas de serviços (185) e administração pública (146) alavancaram a geração de empregos da cidade, que na soma dos dois primeiros meses do ano registrou um saldo positivo de 131. Em janeiro, o município havia obtido um saldo negativo de -103.

Já Lorena, que em fevereiro obteve um saldo favorável de 219 oportunidades de trabalho, lidera a geração de empregos do primeiro bimestre do ano na sub-região 3 do Vale do Paraíba, que conta com outras oito cidades, com 232 postos de trabalho.

Além de explicar que os setores de serviços e de indústria de transformação foram responsáveis por alavancarem a geração de empregos no município, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Rodrigues, revelou que a expectativa é que o saldo continue crescendo ao longo do ano. “Este resultado se deve a fatores, como a nossa política de incentivos e de prospecção. Graças ao trabalho sério, Lorena é vista pelas empresas como um local seguro e estruturado para se instalarem”, destacou Rodrigues. “Acredito que até o início do segundo semestre teremos a confirmação da chegada de outros dois empreendimentos que gerarão um número considerável de contratações”.

Região – Outros municípios da região que registram um saldo positivo na geração de empregos em fevereiro foram Aparecida (15), Cruzeiro (76), Cachoeira Paulista (75), Cunha (19) e Potim (52).

Enquanto Piquete registrou um índice desfavorável de -3 postos de trabalho, as cidades de Silveiras, Canas, São José do Barreiro e Roseira não foram incluídas no levantamento do Caged.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?