Projeto para preservação do Centro Histórico de Guará vai à Câmara

Prefeitura elabora projeto para alavancar história da cidade; foco é atrair atenção para pontos turísticos

Obra de restauração do Mercado Municipal no Centro de Guaratinguetá; cidade investe em pontos históricos para alavancar cultura e turismo (Foto: Leandro Oliveira)
Obra de restauração do Mercado Municipal no Centro de Guaratinguetá; cidade investe em pontos históricos para alavancar cultura e turismo (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Com 386 anos de história, Guaratinguetá ainda tem vestígios do passado nos casarões do centro histórico e no Mercado Municipal. Pensando em preservar o passado, a Prefeitura deve encaminhar à Câmara nas próximas semanas um projeto de lei que determina a manutenção de um padrão para as fachadas dos comércios da cidade.

A informação foi confirmada pelo prefeito Marcus Soliva (PSB), em entrevista na última semana. Segundo o prefeito, o projeto terá início com as obras no Mercado Municipal. “Nosso objetivo é resgatar uma imagem de Guaratinguetá do período Brasil Império, Colônia. Queremos obras que remetam ao passado, e não que conflitem entre si”.

A partir das obras no Mercadão, a Prefeitura vai finalizar o projeto de lei para que todas as fachadas que forem reformadas no Centro Histórico obedeçam uma linha arquitetônica que mantenha uma harmonia e ligação com os séculos 18 e 19.

Soliva assegurou que a intenção é fazer com que o lojista que for reformar seu estabelecimento comercial não altere a fachada de sua loja. “Vamos mandar esse projeto para a Câmara, onde a gente cria essa determinação. O cidadão que for reformar sua loja pode fazer o que quiser na parte interna, mas na parte externa vai precisar manter um padrão. Vamos estabelecer esse padrão com as secretárias de Planejamento, Turismo e Cultura”, concluiu.

O projeto ainda está em fase de elaboração. Por conta disso não há previsão de quando será encaminhado para análise e, posteriormente, votação na Câmara.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?