Prefeitura ‘esquece’ entulhos na Nova Guará e se transforma em criadouro de escorpiões

Proliferação ocorre em área de moradias demolidas pela Defesa Civil;  famílias cobram solução

Demolição casas nova guara (11)
Morador observa local infestado pelos peçonhentos que tem invadido as casas (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Guaratinguetá

Dois meses após a Defesa Civil demolir dezenas de casas em diversas áreas de risco, famílias de Guaratinguetá cobram a retirada de entulhos ‘esquecidos’ pela Prefeitura. Revoltados, os moradores denunciam que o abandono tem contribuído para a proliferação de escorpiões na Nova Guará.

Em junho, a Defesa Civil iniciou a demolição de cerca de 500 residências em área de risco, próximas ao Rio Paraíba, com o objetivo de evitar desabamentos. Além da rua Eufrásio Fernandes, que liga diversos bairros, a maioria das moradias estão localizadas no Jardim do Vale, Nova Guará e Beira Rio.

Na última segunda-feira, a recepcionista, Débora Regina Vilela, 25 anos, publicou nas redes sociais um desabafo contra a demora da Prefeitura em retirar o entulho da rua Eulália Arantes Cassinha. No texto, ela afirma que as famílias da região estão amedrontadas com o constante aparecimento de escorpiões. “Na última segunda-feira me deparei com um escorpião próximo ao meu portão. A minha vizinha também falou que o cachorro dela capturou outro escorpião na sexta. Nós moradores estamos nos sentindo abandonados e com medo de sermos picados por este bicho”.

A moradora revelou ainda que foi na Prefeitura em busca de uma solução para o problema. “Fui na secretaria de Serviços Urbanos, mas me falaram que ainda não poderiam fazer nada. Na época de eleição, todos políticos passam na nossa rua, e agora que realmente precisamos deles, ficamos sem resposta”, lamentou.

O aposentando José Inácio Oliveira, 67 anos, também morador da Nova Guará, acredita que o Executivo só agirá após ocorrer uma tragédia. “Infelizmente nesse país o governo só se mexe depois que alguém paga com a vida. Meu neto esses dias achou um escorpião no quintal da minha casa e por sorte consegui impedir que ele fosse picado. Tenho certeza que se essas casas ficassem numa área nobre este abandono não estaria acontecendo”.

Resposta – Em nota oficial, a prefeitura de Guaratinguetá informou que os resíduos da construção civil nas ruas Eulália Arantes Cassinha, Eufrásio Fernandes e no bairro Nova Guará permanecem provisoriamente no local para evitar que novas construções irregulares sejam erguidas. O Executivo ressalta que após concluir a derrubada de todas as moradias, a Defesa Civil fará imediatamente a retirada dos entulhos.

Já sobre o aparecimento de escorpiões, a Prefeitura informou que Vigilância Epidemiológica realizará, em breve, uma vistoria na região.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?