Prefeitura e Oesg definem organização e repasse de R$ 75 mil para cada escola no Carnaval de Guará

Tradicional desfile das agremiações de samba na Presidente Vargas deve ter adaptações; eventos de preparação também estão confirmados

Reunião da Oesg sobre o Carnaval de Guará; escolas de samba realizam sorteio de ordem do desfile (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Guaratinguetá definiu, no último dia 16, o edital de chamamento público para o Carnaval 2023 e o valor dos repasses para que cada escola de samba da cidade participe do evento.  O encontro foi realizado na sede da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito Marcus Soliva (PSC), do secretário de Turismo, Mário Augusto Nunes, o Marinho, do presidente da Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá), Tiago Domingos e representantes das seis agremiações que compõe o desfile.

A reunião confirmou datas e etapas do edital e que cada escola de samba receberá o repasse de R$ 75 mil para a realização de seu desfile, que, tradicionalmente, acontece na terça-feira de Carnaval em Guaratinguetá. Para o próximo ano a data é 21 de fevereiro. O edital se manteve no mesmo padrão de anos anteriores, fazendo com que cada escola cumpra suas atividades, assim, recebendo o pagamento. A logística do evento, processos licitatórios e a estrutura física, como, a instalação de camarotes e arquibancadas também entraram em pauta na reunião.

O local do desfile, a avenida Presidente Vargas, também foi tópico discutido na reunião por conta do problema envolvendo o prédio “Riverside”, que ainda aguarda obras de reparo por parte da construtora responsável, e, que com isso causou neste mês de novembro, a interdição de trecho da avenida próximo ao edifício. O presidente da Oesg explicou em entrevista ao Jornal Atos que a organização do Carnaval deve aguardar o andamento da situação, mas já planeja alterações no evento. “Nós não podemos ficar reféns quanto a esta situação. Então, o plano ‘A’ é o sentido normal de desfile, contando com a evolução do trabalho da equipe de engenharia do Riverside, e o plano ‘B’ é também na avenida Presidente Vargas, porém, no sentido contrário, a concentração seria onde os carros saem, na dispersão, seria próximo ao prédio da Justiça Federal até a Câmara Municipal a montagem das escolas, e o início do desfile na rua do antigo Clube Literário”, detalhou Domingos.

Um dos representantes na reunião foi o presidente da Acadêmicos do Campo do Galvão, Pedro Peixoto, que destacou que a partir do encontro, as agremiações preparam o desfile com confiança. “A reunião foi muito produtiva, passou pra nós bastante confiança, por dois motivos, um pela confirmação do Carnaval na avenida Presidente Vargas, que era uma dúvida e as escolas estavam apreensivas quanto a isso, até porque a gente precisa dessa confirmação para o planejamento como um todo, para definirmos tamanho de alegoria, tamanho da escola, e essa confirmação foi muito positiva para as escolas”, salientou Peixoto.

Além do desfile das escolas, de acordo com a Oesg, a programação do pré-Carnaval também ficou definida com eventos realizados na praça Condessa de Frontin e na praça Conselheiro Rodrigues Alves, ambas no Centro, com o “Samba e Seresta” e “Festa da Corte”.

Outro destaque do Carnaval 2023 em Guaratinguetá é que, após dez anos, a Oesg voltou a produzir o CD com os sambas-enredo. A gravação aconteceu no Rio de Janeiro, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo de São Paulo, com o projeto sendo classificado na sexta colocação entre 250 de todo o estado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?