População protesta contra falta de sinalização de trânsito pelas ruas de Guará

Cidade não tem faixas de rolamento e lombadas estão apagadas; pedestres também enfrentam dificuldades; Prefeitura promete manutenção

Faixa de pedestre apagada em cruzamento no centro de Guaratinguetá, é um dos exemplos do déficit na sinalização de trânsito (Foto: Carlos Pimentel)
Faixa de pedestre apagada em cruzamento no centro de Guaratinguetá, é um dos exemplos do déficit na sinalização de trânsito (Foto: Carlos Pimentel)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

Que é preciso atenção à sinalização de trânsito para evitar acidentes, todo mundo sabe. Mas o que fazer quando não há sinalização adequada? Em Guaratinguetá, a sinalização de solo tem sido um problema constante.

No bairro do Pedregulho, muitas são as ruas onde a sinalização viária está precária. No complexo Mário Covas, a faixa de pedestre praticamente inexiste, e a faixa amarela que separa o sentido das vias está apagada. “Se trata de um trecho de movimentação durante todo o dia, o tráfego nesta região é muito intenso e vira uma confusão. Se tivesse sinalização, o trânsito fluiria bem melhor”, destacou o comerciante Felipe César.

Na avenida Nossa Senhora de Lourdes, no bairro do Engenheiro Neiva, não é difícil ver motoristas passando direto nas lombadas, que são quase imperceptíveis até mesmo à luz do dia.

Segundo o comerciante Luciano Barbosa, há anos que a lombada não é pintada e os motoristas passam direto, fazendo um barulho estrondoso. “Eu fico até com dó dos carros das pessoas. Eu ouço muito barulho de carro e tombo de motociclistas. Quando os veículos batem, saem derramando óleo. Logo depois das lombadas também tem buracos. Durante a noite piora. Precisam arrumar logo”, ressaltou.

Os estudantes da Fatec de Guaratinguetá estão revoltados com o descaso da administração municipal na avenida João Rodrigues Alckmin. De acordo com os estudantes, no local há inúmeros buracos, não há sinalização e as faixas de pedestres não estão devidamente pintadas.

Aluna da faculdade, Bruna Gonzaga contou que a lombada que fica em frente a faculdade se encontra apagada e os motoristas não diminuem a velocidade ao passar pelo local. “As faixas de pedestres estão apagadas, e as lombadas estão gastas. Isso só favorece o motorista a andar em alta velocidade, trazendo insegurança aos estudantes”.

Outra preocupação da população é sobre a rotatória do Recinto de Exposições. Em dois meses foram registrados três acidentes no local. O último, na tarde da última quinta-feira, um acidente envolvendo dois carros e um pedestre. Um dos carros, que seguia sentido à cidade de Guaratinguetá, ao acessar a rotatória do Recinto de Exposições acabou colidindo com o outro que, ao tentar desviar, acertou um pedestre. Nas ocorrências anteriores, as vítimas não resistiram aos ferimentos e faleceram.

Segundo o coordenador de Trânsito, a cidade irá ganhar manutenção viária em breve. No dia 22 de junho foi feita a licitação da compra do material para a pintura das vias, e essa semana o prefeito estaria homologando a licitação. “É um problema que assola a cidade toda, mas dentro de 15 dias deve chegar o material, faremos o cronograma do serviço e toda cidade receberá a manutenção e sinalização viária”, explicou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?