PM, diretoria de Ensino e secretários debatem reforço na segurança escolar
Proposta do Estado reúne representantes da região em Guará para traçar estratégias
Leandro Oliveira
Da Região
Em todo o Estado de São Paulo, mais de cinco mil diretores de escolas da rede estadual se reuniram com a Polícia Militar para traçar estratégias, em busca do reforço da segurança dentro e nos arredores das unidades de ensino. Em Guaratinguetá, a reunião contou com a presença de secretários municipais de Educação de cidades da região, além do comando do 23º Batalhão da PM do Interior.
O encontro foi realizado na última segunda-feira, na escola “Conselheiro Rodrigues Alves”. Representantes das prefeituras de Aparecida, Cruzeiro, Lavrinhas, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Potim e Lorena participaram do debate, que teve como organizador a Diretoria Regional de Ensino. Com aproximadamente três horas de duração, foram apresentadas as necessidades das escolas e o que pode ser feito pela PM para reforçar a segurança.
A iniciativa pela reunião foi da secretaria de Estado Educação, duas semanas após o atentado que terminou com oito mortos em Suzano. Na ocasião, dois jovens invadiram a escola estadual “Raul Brasil” e executaram sete pessoas. Outra vítima foi baleada fora da escola. Os dois assassinos se mataram após o massacre.
Diretor Regional de Ensino, Tarso Gonçalves afirmou que o encontro foi o primeiro de muitos que ainda serão realizados. Para o diretor é importante ouvir dos municípios quais são as principais demandas de cada cidade para que o Estado, os municípios e a PM possam trabalhar juntos no combate a atividades criminais dentro e próximo de escolas.
“Nós entendemos que a rede pública não é só estadual, por isso a reunião geral com todos os secretários de Educação”, explicou Gonçalves. “Esses possíveis problemas que ocorrem, se você puder detectar e trabalhar preventivamente, é o ideal, essa foi a intenção. A reunião foi boa e é necessário que ocorra mais vezes. Somente com o fortalecimento de diferentes setores, educação, segurança e proteção escolar, a gente consegue minimizar situações que são resultados de problemas sociais que se refletem dentro das escolas”, afirmou.
Polícia Militar – Comandante do 23º BPMI, o tenente coronel Hélcio Vieira afirmou que a PM realiza ações preventivas de ronda escolar nas cidades e unidades escolares que mais necessitam de auxílio. O comandante confirmou que a Polícia trabalha em parceria com escolas das redes estadual e municipal, e vai intensificar o patrulhamento nos horários de entrada e saída dos estudantes para reforçar a segurança. “Tudo depende da demanda. Onde há necessidade de aumento de policiamento no perímetro escolar, nós oferecermos. As escolas maiores, onde têm mais ocorrências e maior dificuldade e complexidade, já existe um programa previsto. Outras não, mas toda e qualquer demanda é analisada, estudada e oferecida uma resposta preventiva ou repressiva na medida do possível”, afirmou o comandante.
PM, Diretoria de Ensino e secretarias municipais de Educação iniciaram a discussão sobre a atuação da Polícia Militar em possíveis ocorrências que envolvem alunos. Os representantes do Estado e dos municípios se comprometeram em encontrar uma forma de facilitar a atuação da Polícia Militar em casos internos.