Passagem de ônibus deve subir mais de 12% em Guaratinguetá

Nova tarifa passa a valer a partir de agosto

Da redação
Guaratinguetá

Andar de ônibus dentro de Guaratinguetá ficará 12,85% mais caro a partir do próximo dia 10 de agosto, quando entra em vigor na cidade a nova tarifa do transporte público, já autorizada pela prefeitura. O preço da passagem passará de R$ 2,85 para R$3,20.

O anúncio foi feito no início dessa semana e pegou muitos passageiros de surpresa. A dona de casa Fátima Araújo é contra o reajuste. “Eu pago muitos tributos e preciso andar de ônibus 4 vezes por dia e o serviço que é oferecido não vale o dinheiro que pagamos”, reclamou.

A estudante Ana Carolina vai além, dizendo que o transporte, em alguns horários, estão cheios e o reajuste não contribui para colocar novas linhas. “Na hora que eu pego vem muita gente de pé, ou seja, pagamos caro para andar em ônibus lotado, por isso não sou a favor desse aumento”, explicou.

De acordo com o diretor municipal de trânsito de Guaratinguetá, Marcelo Pazini, o valor foi aceito com base em estudos de impacto financeiro apresentado pela empresa responsável pelo transporte público na cidade, mesmo que operando com contrato em regime precário. “A empresa responsável pelo transporte, mesmo que esteja atuando em caráter precário, tem o direito de pleitear o reajuste, desde que seja comprovada que a equação econômica financeira está defasada, mesmo porque ninguém é obrigado a rodar no prejuízo”, alegou.

Pazini explicou ainda que o reajuste, antes de ser aprovado, passou por avaliação de uma comissão. “Visando pela questão equilibrada do sistema, a empresa fez o pedido e a prefeitura, através da comissão tarifaria, avaliou e fez os cálculos chegando a 3,20”, explicou.

Com relação à reclamação de usuários e funcionários do transporte de Guará, sobre as condições apresentadas por alguns veículos, o diretor de trânsito foi enfático em dizer que toda fiscalização é feita rigorosamente pelo departamento e caso alguém, seja passageiro ou sindicalizado, se sinta prejudicado, deverá fazer uma denúncia formal para o TUG.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?