Pacientes faltam a 50% das consultas e prejudicam atendimento em Guará

Saúde Municipal tenta sistema de conscientização para evitar vagas abertas na rede pública

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Uma pesquisa feita pela secretaria de Saúde de Guaratinguetá levantou um número alarmante quanto à ausência dos pacientes em consultas pré-agendadas na cidade. De acordo com o secretário Edson Riccomi, cerca de 16 mil agendamentos são realizados todo mês, mas 50% dos pacientes não comparecem para o atendimento.

O elevado número de baixas resulta em uma reação em cadeia, já que com as faltas, vagas ficam abertas e outros pacientes não podem ser atendidos.

Guaratinguetá tem, segundo o último levantamento do IBGE, pouco mais de 112 mil habitantes. Desse número, em média 16 mil pacientes fazem agendamentos para consultas em diversas especialidades na rede pública.

Moradores de cidades vizinhas como Aparecida, Potim e Lorena também buscam em Guaratinguetá consultas com especialistas. Em setembro foram realizados 11.580 agendamentos, sendo que 4.020 diretamente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e 7.560 por telefone.

Segundo o secretário, os números de consultas programadas são bons, mas as faltas nas consultas é preocupante. “Do número total de consultas agendadas, tanto por telefone como pelas UBS, cerca de 50% dos pacientes não comparecem. Em alguns casos a gente até consegue relocar pacientes por meio de acolhimento, que é feito nas unidades básicas, mas mesmo assim, há uma abstenção de quase 30%”, contou.

Riccomi reforçou o pedido ao paciente do SUS que não conseguir comparecer à consulta, que ligue para reagendar o atendimento. “Assim, ninguém sai perdendo, porque a vaga fica liberada para outro paciente, que poderá ser atendido”.

Sem ter conhecimento do número divulgado pela secretaria de Saúde, a paciente Rosa Alves, de 73 anos, se mostrou surpresa e incomodada com a quantidade de abstenções.

Ela, que sempre agenda as visitas aos médicos por telefone, contou que já teve que reagendar duas consultas. “Já precisei faltar duas vezes, mas sempre ligava antes e avisava. A gente demora muito tempo até conseguir marcar, e quando marca, o mínimo que temos que fazer é avisar. Eu já desisti de marcar algumas vezes, pois teria que esperar dois meses até ser avaliada”.

Para Maria Elisabeth Ribeiro, que mora em Aparecida, mas vai à Guaratinguetá fazer agendamentos pessoalmente, a abstenção indica que alguns pacientes não se importam com o próximo. “É um absurdo. Esse número é alto, 50%. Eu venho e marco para mim e para minha sogra. Sei que demora um, dois ou três meses, dependendo da consulta, e por isso nunca faltei. Não sei por quais motivos essas pessoas deixam de comparecer nas consultas, mas se é difícil marcar, temos que nos desdobrar para conseguir”.

O paciente que precisar agendar uma consulta pela rede pública de saúde de Guaratinguetá deve ligar para o telefone 3128-6290. Os agendamentos são feitos a partir da segunda quinzena de cada mês, sempre das 8h às 16h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?