Nove de Julho muda formato e espera dobrar número de atletas

Seguem abertas as inscrições para a Corrida 9 de julho em Guaratinguetá (Foto: Divulgação)
Seguem abertas as inscrições para a Corrida 9 de julho em Guaratinguetá (Foto: Divulgação)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

As inscrições para a 83ª edição da Corrida 9 de Julho de Guaratinguetá continuam abertas. A expectativa é de que mais de mil atletas se inscrevam neste ano, superando a marca de setecentos inscritos em 2016. A prova deste ano não terá premiação em dinheiro, segundo o secretário de Esportes.

Os percursos foram mantidos e as provas serão de 5 e 10 quilômetros. Para este ano, a secretaria de Esportes de Guaratinguetá terceirizou a prova e a expectativa é de que novos competidores venham à cidade. “A gente trabalha com a previsão de 1.400 atletas, o dobro do ano passado. É um novo formato que nós trouxemos para a cidade e isso deve atrair novas pessoas”, contou o secretário de Esportes, Joel Pinho.

O novo formato, citado pelo secretário, foi implantado pela nova gestão. Foi feita uma terceirização para que uma empresa privada gere a corrida. Antes da prova, mudas de árvores serão distribuídas, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente. A estrutura da corrida também sofrerá alterações.

“O mais importante de tudo isso é que com essa terceirização houve uma grande economicidade aos cofres públicos. A empresa gere a parte técnica da prova e o Município não gasta tanto com uma prova de tamanha dimensão como é a 9 de Julho”.

Pinho confirmou a extinção da premiação em dinheiro, que era feita até o ano passado. A decisão pegou atletas de surpresa e será testada na edição deste ano.

Segundo o secretário, a nova medida se dá para que a secretaria de Esportes tenha maior economia com a realização da prova. “Decidimos por isso para investir na qualidade da corrida. É uma prova concreta, tradicional, de 83 anos, e vimos que existe uma falta de necessidade de ter a premiação em dinheiro. Essa economia em termos de recurso, mão de obra, fez com que a prova melhorasse. As pessoas buscam no atletismo uma qualidade de vida, prazer pelo esporte”.

Os interessados devem se inscrever através dos sites chiptiming.com.br ou pelo corridanovedejulho.com.br. Os preços variam entre R$50 e R$ 70. A retirada dos kits para a prova serão feitas no dia da corrida. As dúvidas sobre a prova podem ser esclarecidas através do site oficial.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?