Moradores reclamam de acúmulo de lixo no Centro de Guaratinguetá

Lixeira permanece constantemente lotada de lixo; moradores afirmam que coletores não retiram o lixo do cesto

Lixeira Senac - Carlos Pimentel (6)
Lixeira é reclamação de moradores há dois anos (Foto: Carlos Pimentel)

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

Uma lixeira tem tirado o sossego dos moradores da praça Martin Afonso, no Centro de Guaratinguetá. Segundo a população que reside no local, os coletores passam pela praça, mas não recolhem o lixo que é depositado na lixeira.

Segundo a moradora da praça, Michele Santos, a qualquer hora do dia, a lixeira está sempre lotada de lixo, que fica amontoado no local. Sem lugar dentro do cesto, as pessoas depositam o lixo no chão, proporcionando a ação de animais que espalham o lixo pela calçada. “O cesto está nojento, cheio de lixo, imundo, e com isso, a sujeira se espalha pela praça, atrapalhando o caminho dos pedestres e deixando o local esteticamente feio. E olha que estamos falando do Centro da cidade”, comentou.

Michele afirmou que já reclamou diversas vezes à Prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. Após solicitar a presença da imprensa outrora, a coleta foi feita corretamente, porém em apenas 15 dias o problema voltou a tirar a paz dos moradores. “Fiz várias reclamações para a Prefeitura, mas sempre dão a mesma resposta.Vão abrir um processo para averiguar a situação, só que há dois anos que tenho reclamado. Chega a ser vergonhoso esse descaso da Prefeitura. Pago minha taxa de lixo em dia, mas vejo que é em vão.”

Indignada com a situação e com a falta de uma posição mais firme da Prefeitura em relação à suas reivindicações, Michele criou uma página no Facebook intitulada ‘O diário de um descaso’ onde ela apresenta fotos da lixeira em várias datas e horários do dia, sempre repleta de lixo, como forma de comprovação à suas reclamações. “Fiz também um vídeo mostrando o caminhão de lixo passando pela praça, e os coletores deixando o lixo no cesto. Após isso, melhorou o sistema de coleta, mas por apenas uma semana, depois voltou o problema. Vou lembrar disso no ano que vem nas eleições. Se o cesto encontra-se todo bagunçado, posso imaginar como está a Prefeitura neste momento”, finalizou.

A Prefeitura de Guaratinguetá informou que o caminhão passa no Centro da cidade recolhendo o lixo todos os dias a partir das 20h. Porém, também é responsabilidade da população ajudar na higienização da cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?