Manthiqueira se prepara para estreia na segunda divisão do campeonato Paulista

Nilmara continua à frente do time; elenco se protege contra Covid-19 e clube contra falta de assistência financeira da FPF e CBF

A dupla Dado Oliveira e a técnica Nilmara Alves, que “volta à campo” no Paulistão, em 2020  (Foto: Arquivo Atos)

Marcelo Augusto dos Santos
Guaratinguetá

O Manthiqueira de Guaratinguetá começou sua preparação para disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Na tentativa de repetir a campanha campeã de 2017, o clube volta a apostar em Nilmara Alves no comando técnico e planeja como driblar as dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19.

A competição, que na verdade equivale à quarta divisão, reúne 35 equipes divididas em sete grupos regionalizados com cinco clubes cada. A Laranja Mecânica está no grupo seis, com a estreia marcada para o dia 18 de outubro, contra o Atlético Mogi, às 15h, no estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira (Nogueirão), em Mogi das Cruzes.

De acordo com o regulamento, as equipes, formadas por atletas sub-23, se enfrentam em turno e returno dentro de seus próprios grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a fase de mata-mata e os dois melhores terceiros colocados também se classificam para as oitavas de final. Os finalistas garantem acesso à Série A3 de 2021.

Nesta temporada, o Manthiqueira terá 26 atletas. Para manter o elenco apto para a estreia, jogadores e comissão técnica realizam um exame para constatar a presença do novo coronavírus neste sábado (12). Na segunda-feira (14), os treinos começam.

“Nós teremos um mês para fazer o time desenvolver o melhor futebol possível. A maioria dos jogadores já estava no clube antes da pandemia, a gente já tinha trazido um grupo bom para cá, mas vamos ter que reduzir, pois só podemos escrever 26 atletas”, revelou o presidente do clube, Dado de Oliveira.

A treinadora Nilmara Alves continua à frente do time, que busca o bi campeonato. Única técnica de um time masculino no país, Nilmara é a primeira mulher do Brasil a ter registro profissional de treinadora, em 2012, quando assumiu a Laranja pela primeira vez. Nas últimas oito temporadas, ela só não esteve no comando técnico da equipe em 2017, ano em que o time de Guará conquistou o título da competição e garantiu o acesso, com Luís Felipe Domingos como treinador.

Coronavírus Em abril, o clube publicou uma carta, ao lado de todos os clubes da Segunda Divisão do Paulista, pedindo um auxílio à Federação Paulista e à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para se manter durante a pandemia. Questionado sobre o assunto, o presidente informou que não chegou nenhuma ajuda. “Essa carta foi uma decisão de um grupo dos times que participam da segunda divisão, na qual o Manthiqueira participa, então nos guisemos sair desse grupo. O auxílio financeiro não veio, mas tivemos o auxílio no custeio dos exames e inscrições de jogadores”, contou Dado de Oliveira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?