Guará volta a ter dança das cadeiras no secretariado

Trocas marcam gestão Soliva; em 16 meses, pastas passam por ao menos dez alterações de secretários

Soliva durante reunião, sendo observado por Miguel Sampaio e Crysantho Ferreira; ambos foram substituídos (Foto: Leandro Oliveira)
Soliva durante reunião, sendo observado por Miguel Sampaio e Crysantho Ferreira; ambos foram substituídos (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

No 16º mês à frente da Prefeitura de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB) deu início a uma nova dança das cadeiras no secretariado. Quando assumiu, ele contava com 15 secretarias, hoje são 16, além de seis outros departamentos e autarquias, que contam com indicações do chefe do Executivo.

As alterações mais recentes no secretariado foram as saídas de Alexandre Dias, da Assistência Social, para entrada de Arilson dos Santos. Rodrigo Muassab deixou o Planejamento e assumiu a secretaria de Indústria, Comércio e Gestão de Convênios (pasta criada recentemente). Quem o substituiu foi João Ubiratan de Lima e Silva. Antes de Muassab, o secretário de Planejamento era Nazem Nascimento.

A secretaria de Serviços Urbanos foi extinta e substituída pela secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Crysantho Ferreira, então secretário da SSU, foi transferido para a Defesa Civil. Marco Antônio de Oliveira, que era da Defesa Civil, assumiu a nova secretaria.

Além dessas trocas, a Saeg (Companhia de Águas, Resíduos e Esgoto de Guaratinguetá) também contou com substituição na liderança, quando Miguel Sampaio deixou a companhia para assumir a secretaria de Governo, e Renato Valentim tomou à frente da Saeg. A secretaria de Governo também foi criada por Soliva.

Antes, Mário Sérgio Takaiama deu lugar à Tânia Mara Reis, na Fazenda. Já no fim de 2017, o prefeito havia confirmado outra troca, envolvendo o então secretário de Cultura, Luiz Carvalho, que deixou a pasta para assumir a Administração. Para a vaga de Carvalho foi nomeada secretária Aline Damásio. Na época Soliva disse em entrevista que “as trocas são normais e não representam problemas para a administração”.

Dos 15 secretários que tomaram posse em 1º de janeiro de 2017, oito não foram substituídos pelo prefeito até o momento. Júlio César Ramos (Agricultura), Elisabeth Sampaio (Educação), Joel Pinho (Esporte), Petrônio Vilela (Justiça e Cidadania), Giane Bresolin (Meio Ambiente), José Afonso Giannico (Obras Públicas), Maristela Macedo (Saúde) e Felício Murade (Turismo) permanecem nos cargos.

João Batista Coelho continua à frente da Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá), assim como Ricardo Abissi, no departamento de Comunicação, e Marco Baracho, na Ouvidoria.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?