Guará tem novo Dia D contra Covid-19 e projeta novo sistema com idades e estrutura alterados

Saúde convoca faixa etária de 18 anos para a vacinação e segue o cronograma do Estado para vacinar adolescentes; secretaria planeja ações no combate a pandemia

Vacinação contra a Covid-19 em Guará; cidade tem novo dia D para público geral e projeta alterações na campanha (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Guaratinguetá convocou na última quarta-feira (11) jovens de 18 anos para a imunização contra Covid-19. O grupo é a última faixa etária de adultos, segundo o cronograma do Ministério da Saúde. Um dos planos para a saúde é a implantação de um ambulatório pós-Covid, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que durante a pandemia é utilizada como Hospital de Campanha.

Durante coletiva de imprensa semanal, na secretaria de Saúde, a responsável pela pasta, Maristela Macedo, deu mais detalhes sobre o calendário de vacinação e outras ações no combate à pandemia.

Na UPA, os pacientes curados do novo coronavírus, mas com sequelas por conta da doença, receberão atendimentos médicos e fisioterapêuticos no local. “As pessoas saem com vários problemas, respiratórios, de memória, de queda de cabelo. Então, a partir de agora, começamos a programar naquele espaço o ambulatório. Vamos separar quem está com Covid, que pode continuar procurando a UPA, e quem teve Covid, vai para as consultas médicas e fisioterapia, até que possamos abrir nossa UPA”, explicou Maristela.

Com a convocação da última idade do grupo de adultos, a Saúde reforça que a vacinação segue em andamento na cidade para todos os grupos que foram chamados anteriormente, juntamente com a aplicação de segunda dose.

Até a manhã desta quarta-feira, os números da vacinação divulgados eram de 84.704 primeiras doses aplicadas, que representa aproximadamente 70% da população, e 28.771 segundas doses aplicadas, o que equivale a 23% dos moradores.

Com a expectativa de menor movimento nos pontos de vacinação até a convocação do grupo dos adolescentes, um dos pontos de aplicação de primeira dose, o Espaço Multiuso, localizado na região central, funcionou somente até a sexta-feira (13).

O espaço de voltar a ser utilizado na semana em que será a vez do público de 12 a 17 anos com comorbidades que, ainda segundo a Saúde, será no próximo dia 23. Com a mudança, neste intervalo, a população que ainda não se vacinou com primeira dose, deve procurar as UBS Cohab e UBS Engenheiro Neiva, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A segunda dose segue sendo aplicada no Complexo Esportivo do Parque do Sol, nas farmácias Mega Farma, do Centro, e Drogasil (somente no modo drive-thru), do Beira Rio, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

O último Boletim Epidemiológico, publicado pela Prefeitura nesta quinta-feira (12), o percentual de ocupação de leitos por Covid-19, somando, particulares, convênios e SUS (Sistema Único de Saúde) é de 39% para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 7% para enfermaria. Já a contagem para somente leitos SUS, é de 52% para UTI e 12% para enfermaria. Guará totaliza 13.928 casos da doença, com 10.687 recuperados e 305 óbitos.

Dia D contra Covid-19 e Influenza – Neste sábado (14), a Prefeitura de Guaratinguetá realiza uma nova edição do Dia D de vacinação. Na ação, será possível receber a vacina da Influenza, disponível para o público em geral, e as primeiras e segundas doses da vacina da Covid-19 para os grupos convocados até esta sexta-feira (13).

O atendimento é realizado no Espaço Multiuso, no Centro, das 8h às 13h. Em todos os casos, é necessária a apresentação de um documento com foto, CPF e Cartão do SUS de Guaratinguetá.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?