Guará projeta levantamento de vias para volta de radares

Análise da Prefeitura deve apontar locais com maior número de acidentes; sistema gera polêmica na cidade

Radar na avenida JK, uma das mais movimentadas de Guaratinguetá; cidade deve retomar sistema (Foto: Estéfani Braz)
Radar na avenida JK, uma das mais movimentadas de Guaratinguetá; cidade deve retomar sistema (Foto: Estéfani Braz)

Da Redação
Guaratinguetá

A implantação de radares nas vias urbanas é sempre motivo de questionamentos. Em Guaratinguetá, após o vencimento do contrato, a Prefeitura iniciou um estudo para avaliar quais locais devem receber novamente os equipamentos.

Na cidade, o funcionamento dos equipamentos gera divergências de opiniões. Para a motorista Ana Clara Barros, 23 anos, a medida é válida se comprovada à redução no número de acidentes. “É preciso que sejam divulgados os dados a respeito da redução de acidentes de trânsito. Ninguém fala nada e dessa forma fica parecendo só que é colocado para ser fábrica de multa, para arrecadação de dinheiro. Porque não faz uma campanha então e divulga os resultados da instalação desses equipamentos?”

Para Claúdio Ferraz de Siqueira a volta dos equipamentos deve ser agilizada. “É fato que fica melhor e mais seguro com os radares instalados. Os apressadinhos (sic) acabam colocando a vida deles e a nossa em risco. Pelo menos, com os radares, alguns respeitam um pouco mais”.

A Prefeitura avalia se a melhor forma de realizar o estudo das vias é através da contratação de uma empresa especializada ou se pelo próprio departamento de trânsito do município.

O diretor de Trânsito, Marcos Aurélio da Silva, afirmou que o estudo previne a administração municipal de possíveis apontamentos do Ministério Público. “No próprio Código de Trânsito, para qualquer alteração que você vá fazer, tem que ter um estudo prévio, não simplesmente mudar do seu bel-prazer (sic). A gente procura fazer o estudo do local, vê a viabilidade, qual a sinalização ou qual o método de prevenção que a gente tem para utilizar, e após esse estudo, a gente faz a implantação”.

A análise vai apontar quais os locais com maior número de acidentes, qual a velocidade permitida e qual o tipo de equipamento para a via. A Prefeitura ainda não tem uma previsão para o retorno do funcionamento dos radares, já que no caso de contratação de uma empresa específica há a necessidade de abertura de licitação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?