Guará oficializa trocas no Governo e Saeg

Miguel Sampaio e Luiz Carvalho assumem novas funções; Cultura também tem nova secretária

O novo secretário de Governo de Guaratinguetá, Miguel Sampaio, durante entrevista ao programa Atos no Rádio; “homem forte” de Soliva detalha planos da Prefeitura para 2018 (Foto: Rafaela Lourenço)
O novo secretário de Governo, Miguel Sampaio, durante entrevista ao Atos no Rádio; “homem forte” de Soliva projeta 2018 (Foto: Rafaela Lourenço)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Dezembro começou com nova dança das cadeiras na gestão Marcus Soliva (PSB). O prefeito de Guaratinguetá contará com a presença mais próxima de Miguel Sampaio, que deixou a Saeg na última quinta-feira para assumir a secretaria de Governo. Luiz Carvalho, então secretário de Cultura, assume a Administração, secretaria que teve duas trocas neste ano.

A saída de Sampaio da Saeg (Companhia de Águas, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá) já era esperada desde o início do ano e foi formalizada há uma semana. Depois de resgatar a saúde financeira da autarquia e finalizar um novo aditivo para o tratamento do esgoto, Sampaio assumiu a recém-criada secretaria de Governo na última sexta-feira.

Para o lugar de Sampaio na Saeg, Soliva escolheu o diretor financeiro da Companhia, Renato Valentin. Para o prefeito, a chegada do novo secretário é crucial para traçar estratégias para o governo. “Será positivo, pois através dessa nova secretaria teremos uma gestão estratégica mais eficiente e maior integração entre as demais secretarias”.

Se a troca envolvendo Sampaio já estava planejada, a alteração que envolve Luiz Carvalho não estava nos planos. Carvalho gerenciou a secretaria de Cultura durante os 11 meses do ano e ganhou notoriedade através dos eventos e ações da pasta. Para 2018, o setor terá um total previsto de R$ 2,8 milhões da fatia do orçamento, R$ 900 mil a mais do que o montante para a cultura neste ano.

Na última quarta-feira, Luiz Carvalho e Marcus Soliva se reuniram no gabinete do prefeito para alinhar a troca. Questionados sobre nomes para assumir a secretaria de Cultura, ambos preferiram não responder. “Temos dois nomes, mas ainda não podemos falar”, ressaltou Soliva.

Dois dias depois, Aline Damásio foi anunciada como nova secretária de Cultura. Além dela, o professor de história da arte Wellington Vilanova assumiu a subsecretaria da pasta.

Antes de chegar à Administração, Carvalho tomou conhecimento dos recentes acontecimentos envolvendo a secretaria. Márcio Chagas foi nomeado secretário em janeiro, mas se afastou por problemas de saúde. Gabriela Tobar assumiu a pasta, mas virou alvo de críticas de parte dos vereadores por falta de atenção com requerimentos enviados ao Legislativo. “Não é a primeira vez que os documentos chegam com erros”, disse Marcelo Coutinho, Celão (PSD), presidente da Câmara, à época.

Gabriela será realocada como subsecretária de Relações Institucionais.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Guará oficializa trocas no Governo e Saeg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?