Governo do Estado nega fechamento do Instituto Conselheiro Rodrigues Alves

Após série de boatos, líderes da educação estadual e Marcus Soliva rechaçam declarações

O Conselheiro Rodrigues Alves, que pode receber atendimento da Diretoria Regional de Ensino; prefeito e FDE negam fechamento (Foto: Reprodução)
O Conselheiro Rodrigues Alves, que pode receber a Diretoria Regional de Ensino; prefeito e FDE negam fechamento (Foto: Reprodução)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Uma série de boatos sobre o possível fechamento da Instituto Conselheiro Rodrigues Alves foram rebatidos pela Prefeitura de Guaratinguetá e pelo FDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação) do Estado de São Paulo. Município e Estado planejam levar para salas inativas da escola a DRE (Diretoria Regional de Ensino).

O prefeito Marcus Soliva (PSB) rechaçou qualquer possibilidade de fechamento de salas de aula do Instituto. Os boatos ganharam repercussão nas redes sociais nas últimas semanas, mas o diretor regional de Ensino, Wilson Tarso Gonçalves, negou que as alterações discutidas por Prefeitura e Estado afetem o trabalho no colégio. “Nós da DRE ficamos surpresos com esses boatos que correram pela cidade. Não existe nada disso, até porque a escola funciona plenamente nos três períodos. Não tem nenhuma possibilidade de fechamento”, garantiu.

O Instituto completa 115 anos em 2017. O diretor da DRE confirmou as negociações para a transferência da Diretoria Regional e Núcleo Pedagógico, que funcionam atualmente no prédio da escola desativada Embaixador Rodrigues Alves, para o Instituo. “A Diretoria é composta por dois prédios, um no centro e outro no Embaixador. Houve a solicitação e nos contataram para informarmos sobre a utilização desse prédio”.

As informações sobre o possível fechamento do Instituto surpreenderam o próprio prefeito. Segundo Soliva não há sequer a menor possibilidade de fechamento de salas de aulas dessa escola, devido à demanda de alunos. Paralelo a declaração do chefe do Executivo, o Estado investiu R$ 500 mil na restauração da cozinha dessa escola.

“A celeuma criada nas redes sociais que a secretaria de Educação queria fechar a escola Conselheiro são factoides criados por pessoas que não querem ver a evolução da cidade”, frisou. “A restauração da cozinha é um investimento grandioso e isso só vem trazer a certeza de que o colégio não será fechado e nem implodido, com chegaram a cogitar”.
O presidente do FDE, João Cury, declarou que a possível mudança da DRE e Núcleo Pedagógico para salas inativas do Instituto não vão interferir no aprendizado dos alunos. “Acreditamos que é apenas um pedaço, essa mudança, a escola comporta, não será sacrificada. Sua atividade fim, que é o aprendizado, não será afetada. O Estado não tem interesse em transformar escolas em repartições públicas”.

A DRE e o Núcleo Pedagógico serão realocados no Instituto Conselheiro Rodrigues Alves, caso o Plantão Policial e a Delegacia Geral se mudem para o prédio do Embaixador. As mudanças estão atreladas ao plano principal da gestão Soliva no primeiro ano, que é a ida do Pronto Socorro para o prédio das delegacias, em frente à Santa Casa. Mas a negociação pela mudança envolve as secretarias de Saúde e Educação do Estado e Município, além da secretaria de Segurança Pública.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), o delegado seccional de Guaratinguetá, Márcio Marques Ramalho, o secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves e o secretário de Saúde do Estado, David Uip, já aprovaram a troca. Cidade e Estado discutem novos locais para abrigar as delegacias e, consequentemente, a DRE e o Núcleo Pedagógico.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?