Festival Gastronômico do Arroz chega a 11ª edição em Guará
Evento segue até domingo com variedade gastronômica e apresentações artísticas
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Lançada na última sexta-feira, a 11ª edição do Festival Gastronômico do Arroz de Guaratinguetá é o destaque do final de semana na cidade. Além de uma série de pratos típicos, o evento conta com shows gratuitos.
A cidade é uma das principais produtoras de arroz no estado de São Paulo. Anualmente, o Círculo Italiano de Guaratinguetá promove a festividade, que tem como acompanhamento principal o arroz plantado e colhido.
No município uma das regiões com mais campos de plantação do grão é a Colônia do Piaguí, bairro da zona rural. Por toda extensão da comunidade é possível enxergar plantações dos mais diversos tipos de arroz.
O bairro também concentra a comunidade italiana, que migrou para Guaratinguetá no início do século passado, e realiza há 20 anos a Festa Italiana. Devido ao grande número de produtores de arroz, foi criado 11 anos atrás o festival, que assim como a festividade de massas, atrai bom público.
Uma das organizadoras do evento, Fabíola Ferreti lembrou que o evento foi criado não somente para o público degustar os pratos feitos na hora, mas também para evidenciar o trabalho feito pelo homem do campo no município. “Nós temos uma grande variedade de opções culinárias, sempre com o arroz como acompanhamento. O Festival atrai bastante gente de Guará e também de fora. São festas para as famílias, ambientes tranquilos e pessoas chegam para aproveitar a culinária da região e assistir aos shows”, detalhou.
O Festival é realizado no pátio da igreja São João Batista, na Colônia do Piaguí. Foram montados estandes e tendas, além do palco que receberá os shows.
Depois do primeiro dia, que contou com apresentação da banda Plural, o sábado terá duas atrações: José Galvão, às 12h, e Raul Ribeiro, às 20h. No fechamento, o sertanejo Fábio Satin se apresenta às 14h de domingo. A entrada para os shows é franca.