Festival da Truta do Gomeral começa nesta sexta-feira

Shows abrem programação da 16ª edição do evento, marcado pela variedade artística e gastronômica

Show em 2018 no Festival da Trufa; edição de 2019 começa nesta sexta-feira (Foto: Reprodução pmg)
Show em 2018 no Festival da Trufa; edição de 2019 começa nesta sexta-feira (Foto: Reprodução PMG)

Leandro Oliveira

Guaratinguetá

Começa nesta sexta-feira a 16ª edição do Festival da Truta do Gomeral. A iniciativa é uma parceria entre a Associação de Amigos do Bairro do Gomeral e da secretaria de Turismo de Guaratinguetá. Para esse ano serão cinco dias de festa, com apresentações de bandas regionais e variedade gastronômica, com a truta como iguaria principal.

O Gomeral é uma região afastada do centro urbano da cidade. Mais próximo da natureza, aos pés da Serra da Mantiqueira e próximo do Ribeirão Guaratinguetá, o bairro é uma das áreas mais visitadas do município. Na temporada de inverno, o Gomeral atrai turistas e visitantes da região, tanto para o Festival da Truta, como para a alta temporada.

É com essas características que o Festival é lançado nesta sexta-feira, às 20h. A primeira atração musical será a banda Cereal Killers, que se apresenta às 21h. No sábado, às 12h, show de Máquina do Tempo, seguida de Dj Tom Lukaschek (às 16h) e Paulo Meyer e Banda (21h). No domingo, às 12h, Teresa Barbosa e Banda, às 16h Dj Tom Lukaschek e às 21h Samuca e a Selva. Na segunda-feira, às 12h, Randolfo Luz, às 16h Dj Tom Lukaschek e às 21h Banda Bloody Mary. Na terça-feira, às 12h, Grupo Feitiço da Lapa e às 18h Banda Paralelo 22.

Na área gastronômica serão sete restaurantes participantes dessa edição, a Fazenda da Serra, Restaurante Gomeral, Restaurante e Pousada Dona Ana, Restaurante e Pousada Parada da Serra, Restaurante e Pousada Além das Nuvens, Restaurante, Pousada, Pesqueiro e Trutaria Bela Vista. “Elas (as proprietárias dos restaurantes) vêm incentivando o turismo e a gastronomia de toda a região do Gomeral. Elas não pensam só nela, mas sim em todo o coletivo”, exaltou Rosa Filippo, membro da Associação dos Amigos do Gomeral.

Haverá uma variedade de opções de comida, que tem como carro-chefe a truta. Foram estabelecidos preços tabelados para comida e bebida, de acordo com Rosa. Para quem não gosta de peixe, haverá opções de outros pratos com carne e frango. Foi confirmada uma integração dos produtores de arroz da Colônia no Festival desse ano. Serão fornecidos arroz branco, preto e vermelho para o acompanhamento dos pratos. Todos os leitos de pousadas da região já foram ocupados há pelo menos um mês.

A Associação de Amigos também terá uma tenda com produtos feitos no Gomeral para venda. A estrutura do Festival desse ano será semelhante ao de 2018, com grandes tendas armadas no pátio da Pousada Dona Ana. Haverá um espaço destinado ao público infantil, com brinquedos. O estacionamento de carros terá preço fixado a R$ 20 por dia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?