Fazenda da Esperança trabalha para iniciar atendimentos oftalmológicos pelo SUS

Programa Mais Visão, Mais Esperança segue para implantação em prédio anexo ao Hospital Frei Galvão de Guaratinguetá

Obras no antigo Pronto Socorro de Guará; prédio será usado como setor oftalmológico (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A antiga sede do Pronto Socorro de Guaratinguetá passa por obras e sediará um setor especializado em atendimentos oftalmológicos. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Frei Galvão, proprietário do espaço físico, e da Fazenda da Esperança, uma das responsáveis pelo projeto Mais Visão, Mais Esperança. O objetivo é atender uma demanda crescente de pacientes que necessitam de atenção à saúde ocular.

O Hospital Frei Galvão confirmou que as obras fazem parte desse novo projeto. Os trabalhos estão concentrados nas alas que faziam parte do PS Adulto e do Pronto Socorro Infantil, ambos anexos ao prédio do Hospital. As unidades estão desativadas desde o ano passado, quando a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi inaugurada na rua Rangel Pestana e passou a ter a retaguarda hospitalar da Santa Casa.

A iniciativa do Mais Visão, Mais Esperança é desafogar as filas de espera por atendimentos oculares em 19 municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). “O público alvo será a população carente que, por intermédio do benefício do SUS (Sistema Único de Saúde), terá acesso a esse trabalho que vai ter o foco principal na questão da cirurgia de cataratas, mas também terão outros atendimentos em relação a visão”, destacou um dos fundadores da Fazenda da Esperança, Nelson Giovanelli.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), cerca de 35 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de problema de visão. No Vale, a referência para atendimentos oculares é o Hospital Regional de Taubaté. A abertura de um novo polo de consultas e exames oculares através do SUS via Ministério da Saúde, com triagem e direcionamento pela Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), através do Governo de São Paulo, amplia as possibilidades de cirurgias gratuitas.

As obras no espaço físico do hospital tiveram início no fim do ano passado. Entre fevereiro e março, foram iniciados os trabalhos na parte externa da unidade. De acordo com Giovanelli, os atendimentos já tiveram início seguindo uma lista de espera e da regulação feita pela Cross.

Depois de concluída a fase das obras, os procedimentos cirúrgicos terão início com os pacientes que já passaram pela etapa de triagem.

Giovanelli pediu que a reportagem contactasse, além dele próprio, o jurídico da Fazenda da Esperança, para informações sobre o repasse que os atendimentos receberão via SUS. Mas nenhum dos contatos feitos houve retorno. A expectativa é de que a inauguração da clínica seja realizada oficialmente ainda no primeiro semestre deste ano.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?