Escolas de Guará ajustam últimos detalhes antes dos desfiles

Embaixada abre competição às 21h; Mocidade, Tamandaré, Bonecos e Acadêmicos vão embalar os quase cinco mil foliões na Presidente Vargas

Porta bandeira e mestre sala da Embaixada do Morro durante ensaio oficial para Carnaval de Guará (Foto: Leandro)
Porta bandeira e mestre sala da Embaixada do Morro durante ensaio oficial para Carnaval de Guará (Foto: Leandro)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O ano de 2018 marca a volta dos desfiles competitivos das escolas de samba de Guaratinguetá.

Das seis agremiações ativas, cinco vão desfilar neste ano. A Unidos da Tamandaré busca o terceiro título consecutivo, enquanto Acadêmicos do Campo do Galvão, Embaixada do Morro, Mocidade Alegre do Pedregulho e Bonecos Cobiçados tentam frear a hegemonia azul e branca.

Cada escola terá no máximo 75 minutos para cruzar a avenida Presidente Getúlio Vargas. A agremiação que estourar o tempo, perderá pontos. A primeira escola na passarela do samba na terça-feira de Carnaval será a Embaixada do Morro.

A maior vencedora de Guará, com 17 títulos, não levanta a taça desde 2011. Neste ano, a vermelha e branca do Alto das Almas e Pedreira vai contar os cinquenta anos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. Para embalar o desfile, que começa às 21h, a Embaixada vai levar seiscentos componentes, que serão distribuídos em 13 alas. A agremiação terá ainda três carros alegóricos.

Segunda escola a desfilar, a Mocidade Alegre do Pedregulho tem apenas um título na história, conquistado em 1992. O tema do desfile deste ano será o banho e a agremiação já chama a atenção das concorrentes pelo enredo e pela qualidade das fantasias e adereços.

Neste ano, a Mocidade deve levar seiscentos componentes para a passarela do samba e espera que o apoio dos moradores do bairro mais populoso da cidade resulte em pelo menos uma colocação entre as três primeiras neste ano. A escola levará três carros alegóricos para a avenida e deve iniciar o desfile às 22h30.

Terceira maior vencedora de Guaratinguetá, com dez títulos, e atual bicampeã, a Unidos da Tamandaré investiu pesado para o desfile deste ano. O carro abre-alas tem quarenta metros de comprimento, enquanto outra alegoria terá quase dez metros de altura. Com mil componentes, número expressivo para a cidade, a Tamandaré quer pintar a Avenida do Samba de azul e branco.

A subvenção de R$ 50 mil, feita pela Prefeitura, foi apenas um auxílio para a escola, que tem um investimento alto e que não foi divulgado oficialmente. A Tamandaré fará uma viagem ao continente negro, com início previsto a 0h. A agremiação é cotada como a principal candidata ao título neste ano.

Atrás de um título desde 1974, quando conquistou sua primeira e única taça, os Bonecos Cobiçados vão destacar a sustentabilidade no desfile deste ano. A verde e rosa do Campinho precisou acelerar os ajustes finais na véspera da semana de Carnaval.

Com 550 componentes confirmados e três carros alegóricos, ao contrário da Unidos da Tamandaré, o investimento na verde e rosa não foi alto. O desfile dos Bonecos está previsto para começar à 1h30.

Os Acadêmicos do Campo do Galvão vão fechar os desfiles deste ano. A escola é cotada como candidata direta ao título, ao lado da Unidos da Tamandaré. Com 15 títulos na história, o Acadêmicos é o segundo maior vencedor da cidade. Tradicional, popular e campeã, a escola vermelha, azul e branca pode levar até setecentos componentes em três alegorias.

Às vésperas do desfile, um mal estar atingiu a agremiação. Na última quarta-feira estava programado um ensaio geral da escola, com a presença do intérprete Emerson Dias, que também é cantor da Grande Rio. O ensaio aconteceu, mas sem a presença de Dias, que alegou cansaço devido à maratona de ensaios com a escola carioca e não compareceu ao Campo do Galvão.

Competição – Ficou determinado que as escolas devem cumprir à risca o cronograma e horários de entrada na concentração e tempo de desfile. Quem descumprir, será penalizado com perda de pontos. Os jurados deste ano já foram confirmados e, de acordo com informações oficiais, eles têm experiências em júris de outras cidades do país.

A apuração será realizada na tarde da quarta-feira de cinzas, na Câmara Municipal. Será permitida entrada restrita de membros das diretorias das escolas de samba, da Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá), da imprensa, Executivo, Legislativo e da empresa Bauhaus. Os troféus de campeão, vice, terceiro colocado e os respectivos estandartes de ouro serão entregues no mesmo dia.

Um comentário em “Escolas de Guará ajustam últimos detalhes antes dos desfiles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *