Depois de sete meses, Prefeitura assina doação de terreno para Santuário de Frei Galvão

Francisco Carlos garante que burocracia atrasou entrega de área de 96 mil m²; objetivo é atrair mais turistas

Turistas visitam Santuário de Frei Galvão, que será ampliado com doação de área pela Prefeitura de Guará (Foto: Arquivo Atos)
Turistas visitam Santuário de Frei Galvão, que será ampliado com doação de área pela Prefeitura de Guará (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Sete meses após o anúncio, foi assinada a doação do terreno para ampliação do Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá. A assinatura foi feita após missa solene na igreja do primeiro santo brasileiro, na noite da última sexta-feira. O novo espaço, que fica próximo do atual Santuário, no bairro Jardim do Vale, tem uma área de 96 mil m² e está orçado em de R$ 3,5 milhões.

A doação havia sido aprovada pela Câmara de Guaratinguetá em outubro do ano passado, mas somente nesta semana foi firmada. O templo atual tem uma área total de 11 mil m² e passará a ter uma dimensão de 107 mil m² após a entrega da Prefeitura. “Tivemos que preparar o terreno e fazer uma avaliação do local. Quem elaborou o projeto foi a Arquidiocese de Aparecida, que desenvolveu esse Santuário”, contou o prefeito de Guará, Francisco Carlos Moreira (PSDB).

Sobre o hiato entre a aprovação da Câmara e a assinatura da doação do terreno, que acabou sendo realizada em ano eleitoral, o prefeito respondeu que a burocracia atrasou os planos. “É uma questão muito burocrática, quando se fala em propriedade pública. Se o espaço é particular, é diferente. Basta ir no cartório e fazer a venda. Se é público, é necessária uma autorização legislativa, além de avaliação”.

A ampliação do Santuário de Frei Galvão tem como objetivo atrair mais turistas que passam pela região. As cidades de Aparecida e Cachoeira Paulista registram números expressivos, quando o assunto é turismo religioso. Só pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, passaram 12 milhões de pessoas no último ano. Na comunidade Canção Nova a visitação também é massiva.

Como Guaratinguetá foi reconhecida como estância turística em 2013, a cidade precisa usar os artifícios locais para atrair um número maior de visitantes, já que em comparação com as vizinhas Aparecida e Cachoeira Paulista, a terra de Frei Galvão continua correndo atrás. “A tendência é crescer. Nós estamos investindo a longo prazo no turismo local”, contou o prefeito. “O retorno disso que está sendo bem planejado, a gente vai ter daqui a alguns anos, quando pudermos ver que o turismo religioso, rural e ecológico será estabilizados”.

A doação da área foi feita graças a um pedido do cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno. A expectativa é de que a construção do novo espaço seja iniciada logo após a entrega do terreno.

A aposta do Executivo é na transformação do Santuário em um centro religioso de alto padrão. O crescimento dimensional da área e a valorização do espaço podem gerar movimentação econômica dentro da cidade e geração de empregos. “O turismo é tão bom como uma fábrica, financeiramente falando. Ele gera renda, traz cultura, dividendos, melhoras na economia e trabalho”, concluiu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?