Decreto em Guará determina retorno de professores afastados e aulas com 100% de ocupação

Educação confirma presenciais em escolas a partir de 2 de agosto; professionais em grupos de risco e comorbidades seguem afastados até a imunização completa

Sala de aula vazia. Uma das imagens mais marcantes na pandemia; Guará retoma aulas presenciais (Foto: Reprodução PMU)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Os profissionais de educação da rede municipal de Guaratinguetá (professores e outras funções) retornam aos trabalhos presenciais nesta semana, após a volta às aulas no município. A medida só não vale para funcionários com comorbidades ou de grupo de risco de contaminação da Covid-19.

O decreto foi publicado na última semana e sancionado pelo prefeito Marcus Soliva (PSC). “Todos os profissionais da educação da rede pública municipal, afastados das atividades profissionais, sejam eles professores ou outros funcionários, retornam a cumprir a carga horária integralmente e presencialmente”, destacou a chefe de gabinete da secretaria de Educação, Ana Maria Almada.

Para os profissionais que tem comorbidades ou são do grupo de risco (e tenham laudo médico atestando uma das duas situações), o retorno ao trabalho presencial será efetivado após a imunização completa contra o novo coronavírus. “Eles voltam após 14 dias da segunda dose, ou seja, quando estiverem imunizados”, concluiu Ana Maria.

Diferente de outras cidades como Aparecida, que teve retorno das aulas presenciais nesta semana, e de Lorena, que projeta a volta para segunda quinzena de agosto, em Guaratinguetá as atividades presenciais tiveram início em fevereiro, com 35% de ocupação das salas.

Desta vez, o Governo do Estado de São Paulo já indicou que as escolas municipais, estaduais e particulares poderão ter 100% de ocupação a partir de 2 de agosto, desde que as unidades escolares tenham condições de seguir todas as determinações vigentes do Plano São Paulo, inclusive o distanciamento mínimo entre alunos, que passará a ser de um metro. “Vai (o sistema) considerar todas as áreas disponíveis para aulas e outras atividades. Isso (distanciamento) vai determinar a capacidade física de cada escola. Lembrando que devem ser cumpridas todas as medidas do protocolo de biossegurança”, finalizou a chefe de gabinete.

Ainda segundo Ana Maria Almada, os pais e mães dos alunos da rede municipal vão receber todas as orientações quanto às mudanças, até o fim desta semana.

De acordo com o boletim epidemiológico publicado nas redes sociais da Prefeitura na última terça-feira (27) destacou que o município já havia registrado 13656 contaminações de Covid-19, 299 óbitos, 2994 pessoas em isolamento e 2458 casos suspeitos. Nesta quinta-feira (29), a vacinação na cidade chegou ao público de 22 anos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?