Conta de água vai ficar 10% mais cara em Guaratinguetá

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

O Saeg (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Guaratinguetá) informou que a tarifa de água na cidade sofrerá reajuste de 10,57% a partir de 1º de setembro.

De acordo com o diretor da Saeg, Gonçalo Ferraz, a base do cálculo é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial). Além da água, a taxa de esgoto também sofrerá o reajuste. “Este é um reajuste anual, é concedido pela aprovação da diretoria executiva da ARSAEG (Agência Reguladora de Guaratinguetá). Tivemos um aumento grande de energia elétrica e nos produtos químicos. O Saeg faz um tratamento de água que é bombeada do Ribeirão Guaratinguetá e o consumo de energia é grande. Com o aumento da energia elétrica, nossa receita foi bastante afetada”, explicou.

Ferraz ressaltou que a nova taxa está abaixo dos valores cobrados em outras cidades. “Se compararmos com a taxa de água que a Sabesp cobra no Vale do Paraíba, veremos que Guará ainda está com valor baixo. Por exemplo, em Lagoinha, a taxa é 40% maior do que a cobrada pelo Saeg.”

A taxa de lixo ainda não teve o reajuste aprovado pela Agência Regularizadora de Guaratinguetá.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?