Comissão de Guará vai a São Paulo para definir mudança do PS

Soliva vai apresentar documentos com propostas para destinos de delegacias; negociação por prédios fica perto de desfecho se aprovada

O prédio da delegacia de Guaratinguetá, que deve dar lugar ao novo Pronto Socorro, em proposta apresentada pelo prefeito Marcus Soliva (Foto: Arquivo Atos)
O prédio da delegacia de Guaratinguetá, que deve dar lugar ao novo Pronto Socorro, em proposta apresentada pelo prefeito Marcus Soliva (Foto: Arquivo Atos)
Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB) voltará a se reunir com representantes do Estado na próxima terça-feira. Além do prefeito, a secretária de Educação, Elisabeth Sampaio, também irá a São Paulo para uma reunião com os líderes do setor. Em ambos os encontros, as discussões terão como finalidade dar um parecer sobre a mudança do Pronto Socorro, que deixará o Hospital Frei Galvão para ser transferido para o prédio das delegacias.

Desde o começo do ano o prefeito já se reuniu com os secretários estaduais da Saúde, Educação, Segurança Pública e até com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para viabilizar a transferência do Pronto Socorro para o prédio das delegacias da Mulher, Plantão Policial e 1° Distrito Policial, que fica na rua Rangel Pestana, ao lado da Santa Casa.
Em todos os encontros a resposta do Estado para as solicitações do prefeito foram positivas.

Para transferir o PS, a Prefeitura precisa encontrar novos prédios que possam abrigar as delegacias. O 1° DP e o Plantão Policial, no projeto de Soliva, seriam transferidos para a antiga escola Embaixador Rodrigues Alves, no São Benedito, onde funciona a Diretoria Regional de Ensino. Já a DDM poderá ser transferida para o prédio do CadÚnico, no Pedregulho.

A proposta apresentada pelo prefeito foi aprovada pelo delegado seccional de Guaratinguetá, Márcio Marques Ramalho, que estará com Soliva no encontro. Nesta terça, a reunião será com o delegado Geral do Estado. “Levaremos as plantas das delegacias e dos possíveis destinos delas, as matrículas dos imóveis e fotografias dos espaços internos. Será uma reunião técnica alinhando aquilo que deverá ser feito para as mudanças”.

A mudança do Pronto Socorro para o prédio da Rangel Pestana deve ser concretizada caso os prédios do Embaixador Rodrigues Alves e do CadÚnico sejam consideradas ideais para receber as três delegacias.

“Estamos chegando ao desfecho, mas é evidente que a liberação do prédio onde as delegacias atendem, ao lado da Santa Casa, só vai acontecer a partir do momento que nós procedermos efetivamente a retirada das delegacias desse local”, destacou.

Diretoria de Ensino – Como a sede da DRE foi oferecida como destino para duas das três delegacias, a Diretoria também precisará de um novo espaço. Por esse motivo, Elisabeth Sampaio também se reunirá com os líderes da secretaria estadual de Educação no mesmo dia. Nesse encontro, a secretária vai apresentar as mudanças necessárias no prédio da antiga escola Embaixador Rodrigues Alves.

Se as mudanças envolvendo as delegacias forem aprovadas, a DRE será transferida para o Instituto Conselheiro Rodrigues Alves. Prefeitura e Estado rechaçaram que a possível mudança prejudique o aprendizado dos alunos, já que essa escola está em pleno funcionamento em três turnos diários.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?