Com sete trechos já atendidos, Guará espera entregar regularização do Nova República ainda neste semestre
Com ações iniciadas em 2017, processos do Município têm a parceria do Itesp, Cidade Legal e da pasta de Planejamento
Fabiana Cugolo
Guaratinguetá
A Prefeitura de Guaratinguetá atualizou, novamente, a população sobre as regularizações de bairros em andamento no município. A entrega de matrículas mais recente aconteceu em janeiro, quando 93 famílias do Núcleo João Ribeiro da Luz, que fica na região do Jardim Primavera, receberam a documentação que concluí todo o processo de regularização. No final de fevereiro, a comitiva do prefeito Marcus Soliva (PP) deu continuidade a mais um processo, com a assinatura para o convênio do Retiro 1 e 2 junto ao Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo).
De acordo com a nota, a cidade já contabiliza 19 bairros entre os regularizados, em fase de regularização e próximos de terem os processos iniciados. Todo o trabalho teve início em 2017, e utiliza meios com o Itesp, o Programa Cidade Legal e, mais recente, com a equipe da pasta de Planejamento, que está estruturada para estes processos de regularizações serem concluídos pelo próprio município.
Os locais com regularização já concluída são sete no total: Loteamento São Sebastião, Loteamento Polo Industrial 1, Loteamento Sítio Santa Luzia – Gleba 3 (Paulo Magalhães), Loteamento Chácaras Granja Patury, Marta Bianchi, Monte Verde (Primori) e João Ribeiro da Luz. Outros nove estão com a regularização em andamento: Retiro 1, Retiro 2, Bosque dos Ipês, Trecho do Chácaras Vitórias, Chácaras Agrícolas, Jardim do Vale 1, Jardim do Vale 2, Nova República e Polo Industrial 2. Os que estão em fase inicial são três, João Daniel, Monte Sonar e Olaria José Benedito.
Em entrevista à reportagem do Atos, Soliva destacou que nos últimos quarenta anos nenhum bairro havia sido regularizado no município e adiantou a próxima entrega. “O Nova República já está ‘saindo do forno’, saindo do cartório as escrituras para marcarmos com os moradores e fazermos a entrega. O Nova República, que é a antiga ‘Rua Projetada’, a Rua Argus Ranieri, ali é o próximo loteamento, e ainda neste semestre”, explicou.