Com 1960 casos do tipo 1, Guará registra novo sorotipo de dengue

Confirmação do tipo 2 da doença acende novo alerta para atendimento na rede municipal

Agente de vetores durante trabalho de nebulização; cidade registra tipo 2 de dengue (Foto: Reprodução PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Em segundo plano em 2020, devido a pandemia do coronavírus, a dengue é um problema recorrente em municípios na região. Até o último levantamento feito pela secretaria de Saúde de Guaratinguetá, no último dia 9, a cidade tem 1.960 casos confirmados autóctones apenas nos primeiros três meses do ano.

A secretaria de Saúde de Guaratinguetá descartou, em fevereiro, a introdução de um novo sorotipo da doença nos casos confirmados. Mas o cenário mudou e já existem casos de dengue Tipo 2 na cidade. Os sorotipos diferentes deixam o setor em alerta, pois os pacientes diagnosticados com dengue 2, apresentam sintomas mais fortes.

“Pessoas quem já tiveram dengue em outro momento, poderão ter novamente”, afirmou o médico veterinário e coordenador da Vigilância em Saúde, Felipe Guedes. “Dengue são quatro tipos diferentes, esses quatro sorotipos geram memória imunogênica. A partir do momento que se pegou dengue na primeira vez, não pega mais daquele sorotipo, mas está suscetível a pegar dengue novamente. Toda vez que você tem uma recidiva para doença, ela tende a vir mais forte com sintomas mais intensos. Por isso é importante não fazer automedicamento e a pessoa precisa procurar atendimento médico”.

A dengue pode levar a morte. Até esse abril, não houve caso de óbito por dengue em Guaratinguetá. Em Cruzeiro, são duas mortes confirmadas pela doença e um terceiro óbito suspeito.

De acordo com Guedes, quando há hemorragia, é sinal de que pode ter havido automedicação. “Em casos de sintomas de dengue, é importante procurar um médico, diagnosticar a doença e ser medicado”.

Antes, os casos de dengue estavam concentrados em alguns bairros da cidade, mas agora o cenário é outro. “A doença está espalhada em todo o município, embora tenhamos registrado casos intensos nas regiões do Pedregulho, Clube dos 500 e Vista Alegre. A doença aparece em toda Guaratinguetá”.

Todos os postos de saúde de Guaratinguetá estão realizando atendimentos para casos suspeitos ou confirmados de dengue. A Vigilância em Saúde recomenda que a população não procure o Pronto Socorro, e pede que os moradores vão ao PS apenas em casos graves ou em horários alternativos. Guaratinguetá realiza o teste rápido para diagnosticar a doença.

Combate – A secretaria de Saúde tem mantido ações para combate à dengue em Guaratinguetá. O setor de Vigilância em Saúde salientou a importância da consciência de cada morador. “É importante que as pessoas façam a sua parte na cidade, façam a checagem em suas casas e principalmente denuncie possíveis focos de criadouros para o mosquito”, detalhou Guedes.

A aplicação de inseticida dentro das residências e a operação Catabagulho, nos bairros da cidade, têm sido mantidas pelos setores com o objetivo de reduzir a proliferação de larvas o avanço da doença.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?