Com 152 casos, Pinda tem mais um salto de Covid-19; Lorena e Guará também registram contaminações
Nas últimas 24 horas, secretarias de Saúde das três cidades anunciaram 27 novas infecções; RMVale atinge 5,8 mil confirmações, com 243 em um dia

Bruna Silva
RMVale
Mais uma vez Pindamonhangaba foi destaque negativo no levantamento diário ao registrar novo aumento do novo coronavírus. Nesta quarta-feira (24), o município chegou aos 152 casos, com novas contaminações em diversos bairros como Santana, Cidade Jardim e Feital. Guaratinguetá confirmou mais seis contaminações e Lorena quatro.
A quarta-feira foi de novo boletim preocupante nas cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Os 39 municípios da região chegaram a 243 pacientes confirmados com Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo o índice de 5803 ocorrências, com 217 mortes. Somente Lagoinha e São José do Barreiro não possuem confirmações.
Pinda enfrenta uma escala acelerada do vírus. Em pouco mais de vinte dias, a secretaria de Saúde identificou 104 novas infecções e seis pessoas morreram. A idade dos infectados está entre 22 e 60 anos. De acordo com a pasta responsável pelo enfretamento à doença, quatro pessoas estão internadas UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 73 fazem o isolamento domiciliar conforme recomendação médica. Cerca de sessenta moradores estão recuperados.
Outro fator que preocupa no município é a taxa de isolamento social que tem declinado desde a flexibilização, a adesão oscila entre 47 a 49%. Outros setenta pacientes aguardam os resultados dos exames para a confirmação da enfermidade, 12 deles hospitalizados, sendo dois na UTI e dez nas enfermarias de unidades de saúde públicas e privadas.
Em Guaratinguetá, que chegou a 142 confirmações, quatro pessoas contaminadas permanecem internadas, uma segue sob cuidados intensivos; até o momento foram registradas quatro mortes. A Prefeitura acompanha a investigação de mais 66 casos, ao menos 56 estão isolados em suas residências, e sete recebem assistência médica em hospitais.
A incidência da doença está concentrada nos bairros como Beira Rio e Parque do Sol, além do Centro. A secretaria de Saúde local comemora a cura de 56 pessoas.
Com 134 casos positivos, Lorena verificou mais quatro infecções e dois pacientes ainda estão internados na UTI. Ao menos, 12 pessoas estão em isolamento domiciliar como medida de contenção do vírus, 114 já se recuperaram das complicações.