Turistas insultam servidores de Caraguá durante ação de conscientização

Trabalhadores alertavam turistas sobre o avanço da pandemia; Prefeitura deve reforçar a segurança da equipe

Ação em Caraguá para informar e conscientizar população e turistas; final de semana registrou ataques a servidores (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
Caraguatatuba

Após ter servidores hostilizados por banhistas no último final de semana, a Prefeitura de Caraguatatuba revelou na manhã da última terça-feira (23) que estuda medidas para garantir mais segurança as equipes que buscam conscientizar os turistas sobre a importância do isolamento social devido á pandemia do coronavírus (Covid-19). Com 24 mortes, a cidade praiana é a segunda com mais vítimas fatais da doença na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Em nota oficial, a secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão explicou que agentes da Defesa Civil foram insultados por alguns turistas e veranistas nos últimos sábado e domingo nas praias da Região Norte enquanto os orientavam sobre a necessidade de retornarem às suas casas.

De acordo com a pasta, os insultos ocorreram durante abordagens aos banhistas nas praias da Cocanha, Massaguaçu, Mococa e Tabatinga. Além de aparentemente não se importarem com o alerta sobre o avanço da doença na cidade, os visitantes teriam questionado a ação de conscientização alegando que não deveriam ser incomodados já que os quiosques e comércio estavam funcionando.

O Executivo revelou ainda que diversos banhistas agiram “de uma maneira mais hostil, se recusando a saírem das praias. A Prefeitura reforça que por se tratar de bem da União, a retirada compulsória ou proibição deve ser feita pelo Estado” (trecho da nota).

Segundo a atual gestão municipal, comandada pelo prefeito, Aguilar Junior (PSDB), já que a cidade não conta com uma Guarda Civil, foram iniciados na última segunda-feira estudos para que sejam adotadas ações que garantam mais tranquilidade às equipes da Defesa Civil durante as abordagens de conscientização sobre o Covid-19 nas praias e demais pontos turísticos.

A reportagem do Jornal Atos questionou a Prefeitura de Caraguá se os servidores municipais chegaram a ser ameaçados ou ofendidos com palavras de baixo calão pelos banhistas, mas não obteve resposta.

Preocupação – O boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde de Caraguá na tarde desta terça-feira revela que a cidade contabiliza 317 casos confirmados de coronavírus e outros 102 suspeitos.

Vice-líder regional em mortes, ficando atrás apenas de São José dos Campos (82), o município praiano regista 24 óbitos confirmados e sete suspeitos.

A cidade tem ainda 22 pacientes internados em estado grave em decorrência da doença nas UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Regional (11), Unidade de Pronto Atendimento do Centro (6) e da Casa de Saúde Stela Maris (5).

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?