Codesg rompe contrato e Turismo prepara nova licitação para obras do Mercadão de Guará

Convênio com o Governo Estado passa por prorrogação por conta da alteração; novo processo licitatório deve acontecer nos próximos meses

O Mercado Municipal de Guará, que continua sob obras, terá nova licitação após Codesg deixar trabalhos (Foto: Arquivo Atos)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

As obras do Mercado Municipal de Guaratinguetá devem ter mais uma alteração em breve. De acordo com informações do Turismo, a Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá), que assumiu a obra em meados de 2022, após transtornos por conta da antiga empresa vencedora da licitação, também rompeu o contrato para a realização do trabalho.

Uma nova empresa deve ser licitada nos próximos meses. Segundo o secretário do Turismo, Mário Augusto Nunes, o Marinho, o rompimento do contrato com a Codesg se deu por conta da reestruturação administrativa da autarquia e de forma amigável.

Marinho explicou que não existe prejuízo para o convênio com o Estado e que está sendo feito uma readequação documental, para que estejam aptos a um novo processo licitatório. “Estamos definindo a planilha, o saldo existente para a nova empresa que assumir, após o processo licitatório. Nós também solicitamos a prorrogação do contrato do convênio junto a secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em decorrência desta questão da Codesg, bem como, também, da atualização por parte da fiscalização do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos)”, salientou.

Ainda sobre o Mercado Municipal, o secretário destacou que a obra é complexa e já passou por reforma estrutural, desde o telhado, como hidráulica e elétrica, com mudança de cabine de força, entre outros reparos, e que com a alteração de empresa deve passar por uma majoração de valor. Nesta semana, o prefeito Marcus Soliva (PL) determinou que o foco da obra seja em finalizar os pontos e cafés em frente à rua Doutor Martiniano.

Outra obra do segmento, a da Estrada Cênica do Gomeral, que liga Guaratinguetá a Campos do Jordão, será novamente licitada, para que uma nova empresa conclua o trabalho, segundo o secretário.

As obras na estrada do Gomeral também estavam sendo realizadas pela Codesg, mas por conta de problemas no local, em decorrência das fortes chuvas em janeiro de 2023, o projeto teve de ser refeito e a autarquia deve deixar a obra em razão do seu limite da capacidade técnica para a execução.  “Nós também já estamos preparando nos próximos dias o processo licitatório para a assunção da nova empresa que terá ali a responsabilidade e a capacitação técnica para executar esse serviço”, frisou Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *