CBF suspende Guará de competições nacionais por dívidas

Valores não pagos ao STJD causam suspensão; diretor da Garça nega decisão e relata mal entendido

O presidente do Guará, João Telê, que negou a punição ao clube; equipe disputa quartas divisões paulista e nacional em 2017 (Foto: Arquivo Atos)
O presidente do Guará, João Telê, que negou a punição ao clube; equipe disputa quartas divisões paulista e nacional em 2017 (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) suspendeu o Guaratinguetá e outros seis clubes por dívidas antigas com o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). De acordo com o comunicado, os débitos estão relacionados a multas recebidas em julgamentos disciplinares. Com a suspensão, o clube fica proibido de inscrever atletas e disputar competições nacionais.

O STJD publicou uma nota oficial sobre a situação em dezembro de 2016. Na época, cerca de oitenta clubes foram avisados sobre as dívidas ativas daquela temporada com o tribunal e pagamentos não efetuados de penas convertidas. O prazo para que os recursos contrários à pena fossem apresentados expirou no fim de dezembro.

O Tribunal está de recesso e retoma as atividades no próximo dia 22. Os clubes que não quitaram os valores começaram a ser suspensos no início do ano. Essa foi a situação do Guaratinguetá. As agremiações que foram notificadas vão permanecer suspensas de quaisquer competições promovidas pela CBF até quitarem as dívidas.

A Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, revelou que as dívidas referentes ao Guaratinguetá e os outros seis clubes oscilam entre R$ 500 e R$ 4,5 mil. Neste ano, o Guará tem apenas a Série D do Campeonato Brasileiro como competição em âmbito nacional para disputar. Se não quitar o valor, nem a quarta divisão a Garça vai disputar.

O diretor da Garça, João Telê, respondeu que houve um mal entendido na hora de quitar os valores. “Não existe suspensão. Eles (CBF) se equivocaram. Nós tomamos uma multa no jogo contra o Macaé (pela Série C) e eles se equivocaram, porque nós pagamos a multa. Mas me parece que enviaram o comprovante sem o número do processo. Por isso eles não estavam achando. Agora nós enviamos”, respondeu.

Questionado sobre o valor da multa aplicada no Guaratinguetá, o diretor respondeu. “Outra informação a CBF lhe passa. Só eles podem justificar o que foi ventilado”, concluiu.

O departamento de comunicação e jurídico da CBF foram procurados para responder sobre a multa aplicada e a suspensão sancionado para o Guaratinguetá. Mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?