Avenida Padroeira do Brasil ganhará ciclofaixa

Prefeitura de Guaratinguetá dá continuidade a Projeto Cicloviário e mais uma via de grande movimentação ganhará espaço para ciclistas

Ciclovia Guará (7)
Após gerar polêmica, ciclofaixa do Pedregulho foi bem absorvida pela população (Foto: Carlos Pimentel)

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

Dando continuidade ao Projeto Cicloviário inserido no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a partir da última semana de outubro, a Avenida Padroeira do Brasil, deve ganhar uma ciclofaixa permanente.

A ciclofaixa terá cerca de 1.500 metros de comprimento, localizando-se à direita da Avenida Padroeira do Brasil, sentido Guaratinguetá-Aparecida, permitindo o fluxo de bicicletas em ambos os sentidos.

Segundo o coordenador de Trânsito, Marcelo Pazzini a Prefeitura está cumprindo uma lei federal que trata do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, adequando o município às suas recomendações, das quais a instalação de ciclovias, onde ficou estabelecido na lei que os municípios teriam três anos para se adequarem ao plano, prazo já encerrado, sob pena de não receberem recursos federais para aplicação em questões de mobilidade urbana. “A ciclofaixa instalada na avenida João Pessoa foi muito bem sucedida, a população já está adaptada, então, estamos dando continuidade ao projeto ousado, que visa beneficiar a mobilidade urbana e os ciclistas, que hoje tem de ser inseridos no trânsito da cidade.”

O Serviço de Trânsito fará a implantação da ciclofaixa, efetuando toda a demarcação de solo e a sinalização correspondente. Após a demarcação da ciclofaixa na Avenida Padroeira do Brasil, trecho de Guaratinguetá, a Prefeitura dará prosseguimento à ampliação das outras ciclofaixas no município. A próxima ciclofaixa ligará a avenida do Jardim Santa Luzia até a nova rotatória do Parque São Francisco.

Aparecida – A ciclofaixa instalada na avenida Padroeira do Brasil termina na divisa de Guaratinguetá com Aparecida. Questionado sobre uma possível continuação da ciclofixa em Aparecida, o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Aparecida, Marcelo Monteiro, afirmou que juntamente do secretário de Meio Ambiente, Marcelo Marcondes, está desenvolvendo um projeto de mobilidade urbana para analisar se há ou não, a possibilidade da continuação da ciclofaixa em Aparecida. “Acontece que o trecho de Guaratinguetá não engloba comércios. Já em Aparecida há muitos comércios e uma via estreita, então, estamos estudando e trabalhando para que todos saiam satisfeitos. Não adianta fazer um projeto que cause transtornos”, comentou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?