Aparecida e Guaratinguetá buscam apoio do Governo para turismo religioso

Prefeitos das duas cidades se encontram para discutirem ações conjuntas para fortalecer setor

Estátua de Frei Galvão, transferida da entrada da cidade para o Santuário, no Parque do Sol; Guará projeta aumento no turismo religioso (Foto: Arquivo Atos)
Estátua de Frei Galvão, transferida da entrada da cidade para o Santuário, no Parque do Sol; Guará projeta aumento no turismo religioso (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Os prefeitos de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB) e de Aparecida, Ernaldo Cesar Marcondes (PMDB) se encontraram mais uma vez para discutir projetos conjuntos voltados para o Turismo. Entre os assuntos abordados, a integração do turismo, projetos de infraestrutura, educação, preservação dos pontos turísticos e ações integradas para o desenvolvimento da nossa microrregião.

De acordo com Marcondes foram discutidas no encontro ações integradas para fomentar o turismo na região. “O objetivo é que a nossa microrregião pense os projetos em conjunto para o desenvolvimento integrado. Entre os projetos discutidos estão o Arco da Fé, Rota dos Pescadores, Transporte Ferroviário, Educação para o Turismo e transportes integrando as duas cidades”.

Para o prefeito aparecidense, os projetos poderão sair do papel se houver parceria e união entre as cidades, o que segundo ele, já vem acontecendo desde janeiro. “Como são projetos grandiosos com uma visão desenvolvimentista, necessitamos do aporte de recursos dos governos Federal e Estadual para a realização. O que cabe aos municípios, já estamos executando”.

O projeto “Arco da Fé”, que foi anunciado pelos dois municípios no início do ano, é considerado o carro chefe das ações conjuntas. O projeto, que fará a interligação de quatro cidades (Aparecida, Guaratinguetá, Potim e Roseira), como via alternativa a rodovia Presidente Dutra, está orçado em pouco mais de R$ 200 milhões.

As verbas, segundo as administrações, estão sendo pleiteadas junto aos governos estadual e federal. “Recentemente estive em Brasília apresentando o projeto, que foi bem recebido pelo governo. Cerca de R$ 100 milhões já estão encaminhados e cada município terá a sua contrapartida para os trechos referentes as dimensões de cada cidade”.
Outra obra em Aparecida, que pretende auxiliar os turistas, é a nova passarela que ligará o Santuário à cidade do Romeiro no bairro Jardim Paraíba. Como a estrutura não tem participação da Prefeitura, Ernaldo apenas informou que “a passarela, que foi pleiteada pelo Santuário Nacional, está sendo realizada com recursos do Governo, deve ser retomada em breve”.

Além do Arco da Fé, a “Rota dos Pescadores”, no Rio Paraíba do Sul, será mais um projeto voltado para a interligação entre as duas cidades, tanto do ponto de vista do turismo, quando para os próprios moradores. “Foram estudados os pontos de embarque e desembarque. Como houve interesse também da Prefeitura de Potim, a Rota dos Pescadores interligará as três cidades, com a possibilidade de integrar também outros municípios interessados. Os trabalhos de retirada da macrófitas (vegetação aquática) já foi iniciado”.

Em Guaratinguetá, existe alguns projetos que também pretendem dar mais ênfase ao turismo religioso e cultural. A intenção é montar dentro da cidade um trajeto que deverá se tornar o Circuito Turístico Religioso oficial do município, que vai da Estação, passa pelo Mercado Municipal, Museu Rodrigues Alves, pela Catedral, até o Museu Frei Galvão.

Para o prefeito de Aparecida, o desenvolvimento das cidades aponta para um planejamento maior em conjunto. “Temos que pensar a nossa microrregião como uma única cidade. É comum as pessoas morarem em um município e estudar em outro. O mesmo acontece com a questão do emprego e do comércio. O desenvolvimento de uma cidade estimula, consequentemente, o crescimento da outra”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?