Antigo prédio da prefeitura de Guaratinguetá será transformado em teatro

Projeto que ainda está em fase de finalização prevê também, a instalação de uma escola de teatro no local

Prefeitura vira teatro Guará (6)
Prédio que abrigava a prefeitura de Guaratinguetá voltará a ser teatro, assim como no século XIX (Foto: Carlos Roberto)

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

Há cerca de dois anos, a Prefeitura de Guaratinguetá deixou o prédio antigo da Praça Homero Ottoni, no Centro, por problemas estruturais e atende, juntamente a seis secretarias e assessorias, em um prédio alugado na rua Jacques Félix. O valor do aluguel é de R$ 37,5 mil mensais. Com isso, a antiga sede do Paço Municipal, que é tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), ficou abandonada. Entretanto, a Prefeitura está desenvolvendo um projeto para transformar o local em um teatro.

O projeto pretende regressar aos tempos áureos da cultura na cidade. No século XIX, o antigo Paço Municipal funcionava como ‘Theatro Municipal’ que encenou peças das mais renomadas companhias nacionais e  estrangeiras, atendia à moda, ao gosto e ao lazer dos fazendeiros do café. Em 1904, o ‘Theatro Municipal’ era considerado como um dos melhores do Estado. Vistoso e elegante edifício, tinha capacidade para 250 cadeiras, 20 camarotes, varandas e galerias, além de ser uma obra sólida e bela. Funcionou até 1920,  fechando suas portas com o término do ciclo do café. O prédio sediou depois, a Escola de Farmácia e Odontologia, abrigando na década de 60 a Câmara Municipal e, hoje, a Prefeitura.

Segundo o secretário de Planejamento, Edmundo Carvalho, a transformação do local em um teatro é um projeto pessoal do prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB). A situação do prédio já foi estudada e o projeto já está sendo desenvolvido e será encaminhado para a apreciação do CONDEPHAAT, haja vista que o prédio é tombado pelo órgão. “Iremos restabelecer o teatro, restaurar o prédio, inclusive, há uma parte nos fundos, que abrigará uma escola de teatro, com oficinas de dança, teatro e música. No teatro, serão encenadas peças teatrais e orquestras sinfônicas também utilizarão o espaço”, comentou.

O projeto arquitetônico do teatro está sendo elaborado por uma empresa de Taubaté, vencedora da licitação, e deve ficar pronto em quatro meses. “Após a conclusão do projeto arquitetônico, desenvolveremos o projeto executivo.

Após isso, poderemos enviar para o Ministério da Cultura, ou para a secretaria da Cultura do Estado e por meio da Lei Rouanet captar recursos para executar a obra, que vai beneficiar não só Guará como toda a região”, destacou Carvalho.

Após envio para os órgãos da esfera Nacional ou Estadual, estima-se que entre seis ou oito meses a verba esteja disponibilizada para execução das obras.

Compartilhar é se importar!

3 comentários em “Antigo prédio da prefeitura de Guaratinguetá será transformado em teatro

  • 15 de agosto de 2015 em 20:35
    Permalink

    Parabéns Guará…

    …a melhor notícia da semana .

    Ficaremos no aguardo para poder levar nossa programação e levar cultura e entretenimentos TBm para Guaratingueta.

    Abs

    Resposta
  • 15 de agosto de 2015 em 20:46
    Permalink

    Parabéns Guará……a melhor notícia da semana .Ficaremos no aguardo para podermos levar nossas programações e levar cultura e entretenimentos TBm para Guaratingueta.

    Abs

    Resposta
  • 15 de janeiro de 2016 em 01:27
    Permalink

    Lendo um pouco da História desta cidade, que é uma obrigação de todos que escolheram esta cidade para morar e formar sua família,no entanto já sabia que foi um dia um belo teatro! Nada mais justo que preservá-lo e voltar a apresentar peças de relevância; tenho saudades do teatro por ter residido em cidade de porte maior que a nossa, lá eu assisti várias apresentações. Outra coisa importante; Guará precisa preservar suas construções mais antigas, pois vi muitas delas serem derrubadas para construir alguns prédios que não passam de caixotes de concreto e são feios ou viraram estacionamentos.Uma cidade que deseja ser turística não pode permitir que construções antigas e bonitas sejam derrubadas!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?