Alckmin assina regularização de bairros em Guaratinguetá

Mais de 130 famílias recebem títulos regulares; Chácaras Agrícolas foi confirmada e será próximo bairro aprovado

O prefeito Marcus Soliva cumprimenta o governador Geraldo Alckmin; Estado assina regularizações (Foto: Leandro Oliveira)
O prefeito Marcus Soliva cumprimenta o governador Geraldo Alckmin; Estado assina regularizações (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), passou por Guaratinguetá nesta semana e assinou três decretos importantes para o município. A prioridade de sua visita era a regularização do bairro São Sebastião, que fica na zona rural.

Foram entregues 138 títulos aos moradores. No fim do discurso, Alckmin também confirmou a regularização das Chácaras Agrícolas, com outros trezentos títulos.

Além do governador, o coordenador do programa Cidade Legal, da secretaria de Estado da Habitação, Geninho Zuliani, também participou da cerimônia na praça Conselheiro Rodrigues Alves. Os primeiros títulos foram entregues durante a própria cerimônia. Após a solenidade, Alckmin concedeu entrevista coletiva e confirmou novas aprovações. “Em mais um mês será a Chácaras Agrícolas, bairro bem maior, com trezentas famílias com a sua documentação também regularizada”, contou Alckmin.

Além das Chácaras Agrícolas, outros 45 bairros aguardam pelo aval do Estado de São Paulo para serem regularizados. Uma das alternativas é o programa Cidade Legal, que tem como objetivo acelerar e desburocratizar toda a tramitação necessária.

O governador foi questionado sobre a demora. “É caro. Uma pessoa, se for contratar um advogado, topógrafo, agrimensor vai gastar quase R$ 4 mil. Nós fazemos de graça, claro que também nos custa, mas bem menos, porque nós fazemos uma parceria com as prefeituras”, respondeu Alckmin, após ressaltar que Guaratinguetá tem outros bairros na fila de espera pela devida regularização.

Região – Pindamonhangaba também regularizou dois bairros. O município confirmou o processo nos bairros Goiabal e Jardim Princesa (antigo Mossoró), que foram regularizados nesta semana. Para agilizar o processo, a prefeitura usou mecanismos municipais. “Demos início a essas regiões e vamos, na medida do possível, fazer o cadastramento das famílias. Depois existe a parte topográfica e legal para a gente registrar”, revelou o secretário de Habitação, Marcus Vinícius Faria.

Em Pindamonhangaba são 21 áreas que aguardam a regularização, como o Núcleo do Ribeirão Grande, Mandu e o loteamento Karina / Ramos. A intenção da Prefeitura é dar agilidade aos documentos para que até 2020 todos os bairros sejam aprovados e estejam prestes a serem regularizados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?