Acordo põe fim à greve de motoristas em Guará

Categoria pedia pagamento de horas extras e melhorias; prefeito se compromete a atender pedidos

Motoristas da rede pública discutem durante uma das reuniões sobre a paralisação; acordo com Marcus Soliva colocou fim a protesto (Foto: Leandro Oliveira)
Motoristas discutem durante uma das reuniões sobre a paralisação; acordo com Marcus Soliva colocou fim a protesto (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A greve dos motoristas da Educação da Prefeitura de Guaratinguetá chegou ao fim após longa reunião entre o prefeito Marcus Soliva (PSB), o Sisemug (Sindicato dos Servidores Municipais) e os funcionários públicos.

A manifestação, que teve início na última quinta-feira, 1, terminou após Soliva se comprometer em atender as solicitações da categoria.

Os motoristas cruzaram os braços e fizeram um ato pacífico em frente a sede da secretaria de Educação, na última semana. Na ocasião, os servidores cobravam o pagamento das horas extras que deixaram de ser pagas integralmente em novembro do ano passado, e melhores condições de trabalho.

O sindicato, por meio do presidente José Eduardo Ayres, garantiu ter enviado ofícios pedindo o pagamento das horas extras e cobrando vistoria nos veículos da frota da educação municipal ao Executivo, mas os documentos não foram respondidos, e a categoria decidiu cruzar os braços. Na última segunda-feira, Soliva recebeu o Sisemug e uma comissão de quatro motoristas para negociar. A discussão foi extensa, mas acabou com a confirmação da volta dos servidores aos postos de trabalho. O prefeito atendeu as solicitações feita pela categoria.

“Podemos chegar num denominador comum e acertar as arestas que estavam gerando alguma animosidade, como as horas extras do mês de novembro, que serão pagas. Discutimos outras questões e chegamos a um acordo”, garantiu o prefeito, após a reunião com os condutores.
O Sisemug informou que os trabalhadores optaram pelo fim da paralisação. “O prefeito atendeu as reivindicações das horas extras atrasadas, o não desconto dos dias parados e o não fracionamento das horas”.

Ainda na manhã da última terça-feira, os trabalhadores já retornaram normalmente ao trabalho. As aulas da rede estadual de ensino tiveram início na última quinta, enquanto as aulas do município serão iniciadas somente no dia 15.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?