Uso de máscaras volta a ser obrigatório em ambientes fechados em Cunha

Decreto leva em conta o preocupante aumento de casos e falta de aceitação da vacina na cidade

Uso de máscaras; Cunha volta a tornar obrigatório em toda cidade (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Cunha

O prefeito de Cunha, José Éder Galdino da Costa (PSDB) publicou, no Diário Oficial do Município, o decreto 061/2022, que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes fechados, como forma de enfrentamento da Covid-19. Segundo o decreto, a medida foi necessária devido ao gradativo aumento de casos positivos no município, possivelmente gerado pela alta transmissibilidade da nova cepa do novo coronavírus.

Pelo decreto, fica determinada a obrigatoriedade do uso de máscara no interior de órgãos públicos, considerados aqueles de uso especial, como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração pública; nos estabelecimentos privados, em especial nos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço.

O uso de máscara é obrigatório pela população em geral, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares, por contribuintes, clientes, consumidores, fornecedores, empregados e colaboradores. “Fica reiterada a recomendação para que seja utilizada máscaras de proteção quando da circulação de pessoas nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, inclusive vias públicas”.

O secretário de Saúde de Cunha, Gilvam Augusto Coelho, destacou que os casos da doença têm aumentado no município, “O decreto também leva em consideração as projeções do Ministério da Saúde e da Fiocruz quanto à tendência de crescimento dos casos de síndrome respiratória”.

Segundo Silva, a falta de adesão vacinal no momento também é um fator que preocupa a Prefeitura. “No momento temos 95,97% da população com esquema vacinal iniciado, porém temos 777 faltosos na segunda dose e 6.920 pessoas faltosos na primeira dose adicional”. A vasta zona rural também não é empecilho para a vacinação, de acordo com o secretário. “Temos equipes disponíveis para isso, a não aceitação que dificulta”.

Neste sábado (26), a secretaria de Saúde realizará mais um mutirão de vacinação. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 16h. Em Cunha, a quarta dose de reforço está sendo aplicadas nos adultos acima de quarenta anos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?