Prefeitura de Cruzeiro alerta sobre baixa procura pela vacina contra febre amarela

Cidade registra apenas 25% de imunização; boatos sobre as doses é o principal motivo pela baixa

Vacinação durante campanha para inibir avanço da febre amarela; ação tem baixa adesão em Cruzeiro (Foto: Arquivo Atos)
Vacinação durante campanha para inibir avanço da febre amarela; ação tem baixa adesão em Cruzeiro (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Cruzeiro

Mesmo com mais de um mês de campanha de vacinação contra febre amarela em andamento e a confirmação de casos da doença na região, as autoridades de saúde em Cruzeiro estão preocupadas com a baixa procura pela imunização. De acordo com o último levantamento, foram aplicadas pouco mais de 17 mil doses da vacina, correspondendo a apenas 25% do público que deveria ser imunizado.

Recentemente, um áudio que vazou pelas redes sociais, atribuído à secretária de Saúde de Cruzeiro, Ana Inês, mostrou preocupação ao se dirigir a sua equipe. Na oportunidade, a secretária alertou aos funcionários, que o “risco de febre amarela em Cruzeiro é iminente” e pedia mais colaboração dos servidores da Saúde para conscientizar a população.

Diante da baixa procura pela vacina, a Vigilância Epidemiológica realizou ao longo dos últimos dias trabalho de campo indo até a porta de fábricas e faculdades da cidade para tentar imunizar a população.

A enfermeira chefe do setor de vigilância, Ana Elisa Toledo, acredita que boatos falsos que circulam na internet sobre as possíveis reações à aplicação da vacina são responsáveis pelo medo dos moradores de procurarem um posto de saúde. “São áudios falsos que falavam dos efeitos colaterais inexistentes. São pessoas falsas que não eram do Butantã, como disseram, mas muitas pessoas acreditaram nessas falsas informações”.

Toledo disse que a orientação é que as pessoas procurem o mais rápido possível um posto de saúde. “A orientação é que as pessoas devem se vacinar. Foi feito um estudo e o vírus pode chegar na nossa região entre os meses de março e abril, e a melhor maneira de se evitar é se vacinando”.

Ela reforçou que todos os postos estão funcionando, e além disso, até o próximo dia 16 continuarão visitando empresas buscando conscientizar toda população”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?