Medo impede denúncias de abuso à criança e adolescente em Cruzeiro

Conselho Tutelar registra quatro ocorrências ao ano; intimidação mantém número escasso de relatos

Atenção com crianças é grande em Cruzeiro, mas medo prejudica combate aos abusos na cidade (Foto: Arquivo Atos)
Atenção com crianças é grande em Cruzeiro, mas medo prejudica trabalho de combate aos abusos na cidade (Foto: Arquivo Atos)

Andreah Martins
Cruzeiro

Os casos de violência contra criança e adolescente ainda são recorrentes na região. Na última semana, Cruzeiro registrou mais uma ocorrência em que uma criança de quatro anos foi molestada por um homem, no bairro do Itagaçaba.

O agressor foi detido por moradores e levado pelas autoridades. Nem sempre a impunidade passa despercebida, como foi o caso em outro crime, em dezembro de 2010. Após seis anos, o homem de 39 anos recebeu mandado de prisão por estupro de outra menina de quatro anos, no São Judas Tadeu.

Segundo os dados do Conselho Tutelar da cidade, a cada ano pelo menos quatro casos são registrados. “Muitas denúncias não são feitas por vergonha, medo ou intimidação. Há situações em que a família abafa o caso pelo agressor ser algum familiar ou próximo”, contou o conselheiro Gilson Júnior.

A atuação do órgão funciona por meio de denúncias, anônimas ou não, em que qualquer ato de violência é investigado. “Quando a agressão coloca o menor em perigo, ele é retirado do local e encaminhado a parentes, ou em último caso, lares temporários. Informamos ao Ministério Público e ao juiz da Vara da Infância e Juventude”, explicou Júnior.

Atualmente, o maior índice registrado no Conselho é o de evasão escolar. A cobrança é feita aos responsáveis, mas não há fiscalização do órgão quanto às rondas em praças, a não ser que se tenham denúncias.

A Polícia Militar não possui ocorrências de violência contra crianças ou adolescentes, mas como medidas preventivas à faixa etária, realizam um programa de combate às drogas para conscientizar os jovens. O Proerd (Programa Educacional de Repressão e Combate às Drogas) é realizado aos alunos do quinto ano das escolas da rede pública e privada. “Durante um trimestre os alunos participam de aulas que afirmam a importância da autoestima e confiança das crianças na hora de dizer não às drogas”, contou o comandante interino da 4ª Companhia da Polícia Militar, tenente Rafael Casella. O programa atua há vinte anos e já formou mais de cem mil adolescentes.

Em casos de denúncia de violência contra a criança e o adolescente, o serviço disponível é o disque 100. Não é necessária a identificação, mas é preciso informar qual é o endereço do local do crime. O Conselho Tutelar de Cruzeiro fica à avenida Jorge Tibiriçá, nº1.038, na Vila Canevari.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?