“Major Novais” busca peças da população para novo acervo

Diretoria de museu restaurado, em trabalho com o Estado, quer participação popular para contar história de Cruzeiro

Perto de completar 200 anos de história, prédio conserva o entorno e extrai admiração entre as árvores que também marcam o tempo (Foto: Arquivo)
Perto de completar 200 anos de história, prédio conserva o entorno e extrai admiração entre as árvores que também marcam o tempo (Foto: Arquivo)

Francisco Assis

Cruzeiro

No aguardo da confirmação da data para a reinauguração, a diretoria do Museu Major Novais iniciou uma campanha de chamamento da população para acolhimento de peças que irão compor o novo acervo. A ideia é garantir uma maior representação da comunidade no museu, com objetos que contam a história da cidade.

A restauração do Museu Major Novaes foi iniciada em 2012, em trabalho orçado em R$ 5,5 milhões, investidos pelo Governo do Estado. Além do prédio, construído em 1825, pelo menos 18 das 35 peças do acervo também foram restauradas.

Todo o trabalho de recuperação, realizado pela diretoria do museu, contou com parceria com o arquivo público da secretaria de Cultura do Estado.

Além das peças, o acervo conta com documentos públicos das cidades de Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Embaú, Silveiras, Sapé, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal.

A diretora do museu, Claudia Ribeiro destacou que a secretaria de Cultura fez o chamamento por doações de peças e não de dinheiro. “Estamos aceitando doações, pois não podemos pagar pelo material. Seguimos um novo conceito que pede a participação da população. É algo sério, com foco na construção de um projeto importante para a cidade”.

O atendimento aos donos de materiais históricos tem início nesta segunda-feira, das 8h às 17h. Os objetos serão analisados por equipe técnica para saber o grau de conservação.

As peças agregadas ao acervo serão expostas em trabalhos permanentes e temporários. O atual acervo do museu foi divido em três temas; Família Novais, Revolução de 1932 e história ferroviária. Com a participação da comunidade, o trabalho passa também a contar a história de famílias cruzeirenses.

A expectativa para a reinauguração do Museu Major Novais é para o dia 9 julho, dia em que se comemora a Revolução Constitucionalista de 1932. A data só não foi definida porque a cidade aguarda definição da agenda do governador Geraldo Alckmin, que já demonstrou intenção em participar do evento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?