Idosos de Cruzeiro começam a ser alfabetizados pelo EJA

Projeto atende moradores do Asilo São Vicente de Paulo; proposta é ampliar atendimento

Prefeitura de Cruzeiro que lançou programa de alfabetização de idosos; iniciativa é realizada por meio do EJA (Foto: Divulgação PMC)

Da Redação
Cruzeiro

A secretaria de Educação iniciou um projeto de alfabetização com a Instituição de Longa Permanência para Idosos São Vicente de Paulo. Os residentes participam das aulas na própria instituição, ministradas por uma professora alfabetizadora, no período da tarde.

A nova classe da rede municipal de Educação de Cruzeiro está vinculada ao EJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). O objetivo da iniciativa é possibilitar aos idosos, condições de retomar sua aprendizagem, compartilhar experiências e de se socializarem.

De acordo com a equipe pedagógica, a alfabetização é feita com leituras e atividades lúdicas, as quais, ministradas com bastante calma e carinho, adaptando o ensino a cada aluno e as suas especificidades. São aplicadas aulas de português, matemática, história, geografia e ciências.

“Como é um projeto novo, estamos iniciando do zero, adaptando todo ensino aplicado no EJA, mas com muito mais calma, buscando atender as necessidades de cada um. Cada aluno tem sua maneira de aprender, sua história e nós vamos passando as atividades de acordo com cada um”, explicou a professora Natália de Moura Castilho Sendretti Louzada.

Atualmente são 12 alunos que acompanham as atividades, mas segundo a professora, muitos que moram na instituição não possuem condições de participar, por suas limitações físicas, mas todos que estão aptos, são convidados a assistir as aulas.

“O interessante é que, mesmo alguns que tem condições, não aceitaram logo de início, mas assim que eles vão acompanhando as aulas, acabam se interessando, então provavelmente esse número de alunos deve aumentar com o interesse dos demais”, finalizou a educadora.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?