Guará inaugura Escola Cívico Militar no Jardim do Vale

Unidade do sistema em Lorena espera por reforma do Caic para implantação

Inauguração da Escola Cívico Militar no Jardim do Vale; instituição é a primeira a receber sistema militar em Guará (Foto: Divulgação PMG)

Da Redação
RMVale

A última quinta-feira (25) foi marcada como a data do pontapé inicial para os trabalhos da unidade de Guaratinguetá Do projeto Escola Cívico Militar. A Escola Profª Maria Júlia Antunes do Amaral, localizada no Jardim do Vale, é a primeira nesse sistema na cidade. Já em Lorena, a escola municipal Caic (Centro de Atenção Integral à Criança) está sendo preparada para também ser cívico-militar.

O processo de adequação para cívico militar em Guará começou em março e, em junho, nove militares iniciaram os trabalhos, que consistem no apoio à gestão escolar educacional. Uma psicopedagoga vai atuar junto aos alunos e professores para auxiliar nos projetos e metodologias.

Com a mudança no sistema, os alunos terão uma nova disciplina, uma vez por semana, chamada Projeto Valores para os alunos do 6º ao 9º ano. A matéria tem como objetivo despertar nos alunos o civismo, dedicação, honestidade, respeito e excelência, além de solidariedade, valor incluído pela direção da escola, já que o programa prevê esta autonomia.

Os militares também atuam na Busca Ativa, que procura trazer de volta à sala de aula os alunos que possuem muitas faltas ou que estão fora da escola, por meio de contato com a família.

Lorena – O modelo Cívico-Militar na Escola Caic, no bairro São Roque, está ativo desde abril. Segundo a secretaria de Educação, os alunos realizam ato cívico-militar de hasteamento da bandeira e canto do hino nacional às 7h e, em seguida, vão para a sala de aula.

A intenção da secretaria da Educação é fazer a inauguração assim que a reforma do prédio for finalizada. A Escola Caic possui 276 alunos (ensinos Fundamental 1 e 2), mas, no sistema cívico-militar participam apenas os alunos do Fundamental 2 (164 alunos na unidade de Lorena).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?