Cruzeiro tenta apoio federal em campanha por hospital regional

Grupo vai até o Ministério da Saúde pedir investimento; Governo do Estado e região devem ser convocados para debater implantação

O corredor cheio na Santa Casa de Cruzeiro mostra a dificuldade no atendimento da cidade, que pleiteia instalação de um hospital regional (Foto: Da Redação)
O corredor cheio na Santa Casa de Cruzeiro mostra a dificuldade no atendimento da cidade, que pleiteia instalação de um hospital regional (Foto: Da Redação)

Francisco Assis
Cruzeiro

Enquanto Lorena cobra o Estado pela entrega do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Cruzeiro deu início ao trabalho que pede apoio para a instalação de um hospital regional. A cidade, referência no atendimento aos moradores do Vale Histórico, busca ainda ajuda federal para recuperar a Santa Casa.

A “força tarefa” organizada pelos vereadores Thalles Gabriel Fonseca (PC do B) e Mário Roberto Notharangeli (PT), se reuniu com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, acompanhados pelo deputado federal Orlando Silva (PC do B).

Eles apresentaram a proposta para investimento na Santa Casa, que há anos vem enfrentando crise financeira, que colocou em cheque o atendimento à cidade e de municípios vizinhos (o atual provedor, José Ponciano, assumiu o hospital com dívida de R$ 14 milhões).

De acordo com Fonseca, o Ministério deu o aval para organizarem um encontro onde serão apresentados detalhes da situação da Santa Casa.

Mas o encontro terá outra pauta, apontada como essencial para a rede pública regional. Cruzeiro levou ao ministro o pedido para o investimento, em parceria com o Estado, para a implantação de um hospital regional.

A situação do Regional de Taubaté, que enfrenta dificuldades com a demanda valeparaibana tem dificultado o tratamento de pacientes de municípios menores.

Ainda sem data para a entrega do AME em Lorena, o prefeito de Lorena, Fábio Marcondes (PSDB) citou, na última semana, Cruzeiro como uma das cidades que poderiam receber o hospital regional. “Estamos com gente morrendo na região, por causa desse déficit no atendimento. Se não vai ter regional, que façam um hospital estadual em Guará ou Cruzeiro”.

Lorena será uma das cidades convidadas para o seminário que deve debater em agosto a implantação do regional. A proposta, levada a Chioro é de utilizar a estrutura física da Santa Casa e com investimento, implantar um centro próprio de atendimento.

“A região precisa, de um hospital como tem em Taubaté. Colocamos isso para o ministro, que ponderou. Temos a necessidade de uma estrutura própria e assim manter os dois hospitais”, frisou Thales Fonseca.

A ideia do vereador é que o seminário conte com representantes do Ministério da Saúde e da secretaria do Estado, além de prefeituras e câmaras do Vale. “É importante essa participação geral, porque Cruzeiro é referência para o Vale Histórico, mas outras cidades também têm uma grande demanda, como Lorena, que atende Piquete, Canas e Cachoeira, que hoje não conta nem mesmo com a sua Santa Casa (o hospital foi fechado para obras em determinação do Ministério Público). O próprio Sul de Minas procura a estrutura de Cruzeiro”, lembrou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?