Cruzeiro recebe prêmio estadual por atendimento a pessoas com HIV

Cidade é a única da região a conquistar Selo de Ouro; programa municipal atende moradores de cidades vizinhas e de outros estados

Equipe de atendimento a pacientes com DST/Aids; cidade é contemplada com prêmio de boas práticas (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Oliveira
Cruzeiro

O Governo do Estado premiou a Prefeitura de Cruzeiro na semana passada após analisar o trabalho desenvolvido na cidade no atendimento a pacientes com Aids e na prevenção à transmissão do vírus HIV. O município foi o único da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) a conquistar o mais alto grau da honraria.

Realizado na capital paulista na última quarta-feira (26), o Fórum Anual de Dirigentes do Programa de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) /Aids do Estado de São Paulo, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, teve como ponto alto a entrega do prêmio de boas práticas no atendimento à população com o vírus no ano passado. Na ocasião, representantes do Centro Estadual de Referência e Treinamento DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) /Aids entregaram o Selo de Ouro à equipe do Programa DST/Aids do Cepat (Centro de Prevenção, Apoio e Tratamento as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais) de Cruzeiro. A honraria foi concedida apenas a 12 das 162 cidades paulistas que contam com programas de prevenção e tratamento à Aids.

O prêmio foi conquistado por Cruzeiro após técnicos estaduais avaliarem diversos indicadores referentes ao trabalho desenvolvido na cidade ao longo do ano passado, como os dados de gestão do serviço, ações de prevenção à transmissão do vírus HIV, diagnóstico, tratamento e suas estratégias de adesão, retenção no acompanhamento ambulatorial e supressão viral (redução da carga viral que melhora a qualidade de vida e reduz a chance de disseminação do vírus HIV).

A enfermeira e coordenadora do Programa DST/Aids do Cepat de Cruzeiro, Dalva Fátima Machado, comemorou a conquista do prêmio e enalteceu o empenho dos servidores municipais envolvidos no trabalho.  “Recebemos o Selo Ouro, então a nossa responsabilidade aumenta ainda mais, por isso precisamos trabalhar ainda mais, em sintonia, para mantermos essa excelência no programa. Agradeço toda a Atenção Básica e ESF´s (Estratégias de Saúde da Família), que executam testes rápidos e contribuem para que possamos identificar os pacientes e iniciar o tratamento. E claro, todas as informações provenientes da Vigilância Epidemiológica, que contribuem para a melhoria do serviço”.

Dalva Fátima revelou à reportagem do Jornal Atos mais detalhes da rotina do programa, que funciona diariamente das 7h às 17h através de agendamento. “Nossa equipe realiza a distribuição de medicamentos, atendimento médico e psicológico, exames laboratoriais e a coleta de carga viral e de linfócitos CD4. Devido a excelência do programa, não atendemos apenas moradores de Cruzeiro, mas também de diversas outras cidades da região e até mesmo de outros estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro”.

Dados – O mais recente levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde revelou que o país registrou na última década uma queda de 25,5% no número de mortes em decorrência da Aids, caindo de uma média de 5,5 óbitos por cem mil habitantes para de 4,1.

Publicado no fim de novembro do ano passado, o balanço federal revela que o país teve 10.994 vítimas fatais da doença em 2022. O montante é 8,5% inferior ao registrado em 2012, que foi de 12.019 casos.

Apesar da queda de casos, o levantamento aponta que o Brasil registrou no ano retrasado uma média de quase trinta óbitos por dia causados pela doença. Os números referentes ao ano passado deverão ser divulgados pelo Ministério da Saúde no fim deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *