Cruzeiro cumpre prazo e aprova Plano Municipal de Educação

Com ‘casa cheia’ vereadores aprovam projeto do Executivo por unanimidade

Educadores, universitários e populares ocupam plenário da Câmara para acompanhar a votação do novo Plano Municipal de Educação (Foto: Da Redação)
Educadores, universitários e populares ocupam plenário da Câmara para acompanhar a votação do novo Plano Municipal de Educação (Foto: Da Redação)

Da Redação
Cruzeiro

Em sessão ordinária realizada nesta última segunda-feira (22), os vereadores de Cruzeiro aprovaram por unanimidade e com casa cheia o Plano Municipal de Educação. O documento entregue pelo Executivo passou por diversas discussões internas antes de ser debatido abertamente com a população, através de três audiências públicas realizadas pelos parlamentares.

As diretrizes que deverão nortear a educação municipal em Cruzeiro pelos próximos 10 anos foram elaboradas primeiramente pela Secretaria Municipal de Educação, através de uma comissão formada por educadores da rede.

Em seguida, o documento foi enviado para a Casa de Leis, passando pela análise da Comissão de Educação.

De acordo com o vereador Thales Gabriel (PCdoB), a maneira como foi construído todo projeto deve ser levado em consideração, já que contou com a participação tanto do Executivo, como Legislativo, além é claro, da opinião da sociedade através das audiências públicas. “A Secretaria de Educação de Cruzeiro sempre abriu muito o diálogo na confecção do Plano Municipal de Educação. E com essa credibilidade é que a Câmara também levou o assunto para ser discutido com a população em audiências públicas”, disse.

O vereador Juarez Juvêncio (PSB), outro parlamentar que estudou a fundo o projeto, fez questão de destacar o empenho de todos na questão da ‘ideologia de gêneros’ debatida em todos os municípios brasileiros. “Aprovamos o projeto com alegria e louvor em reconhecimento à secretaria de Educação, em especial ao secretario Joselito e o diretor de Educação, o professor Mário, que me deram total atenção para debater os temas mais polêmicos do Plano de Educação de Cruzeiro”, explicou.

Para o diretor de Educação, Mário Costa, a aprovação do projeto é uma vitória de todo município, já que os assuntos discutidos serão colocados em prática para melhorar a qualidade do ensino em Cruzeiro. “Uma vitória para a educação cruzeirense para os próximos dez anos. Após três audiências públicas, algumas mudanças foram feitas com a participação de munícipes, professores e vereadores, por fim, chegando ao texto final, atendendo a todos”, salientou.

O secretário municipal de Educação, Joselito Lemes, disse que está com sensação de dever cumprido, e só tem a agradecer ao reconhecimento dos vereadores e também o apoio que vem recebendo do prefeito Rafic Zake Simão. “Creio que estejamos cumprindo parte de nossa missão, quando vemos nossa equipe de apoio que realmente veste a camisa da educação, sendo referência em toda região. Nós temos muito a melhorar, e com a aprovação do Plano vamos colocar em prática tudo aquilo que nós discutimos durante todo esse primeiro semestre”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?